segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Prefeito Adriano Salomão inaugura energia elétrica em aldeia Karajá que esperou por 40 anos pelo benefício


A inauguração do importante benefício  foi comemorado durante a realização do I Simpósio da Educação na Cultura Karajá que foi realizado no último fim de semana em Santa Maria das Barreiras.

A Prefeitura Municipal de Santa Maria das Barreiras, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, promoveu nos dias 20 e 21 o I Simpósio da Educação na Cultura Karajá.






A abertura do evento aconteceu na sexta-feira (21), nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores , abordou temas importantes para a preservação da cultura Karajá e celebrou  a conquista da rede de energia que chegou a aldeia Santo Antônio. Um sonho de muitos anos que foi realizado pela gestão do prefeito Adriano Salomão.

O evento apresentou palestras, rodas de conversas e oficinas, contou com a participação do prefeito Adriano Salomão, secretários municipais, lideranças políticas, populares e  integrantes das aldeias Maranduba e Santo Antônio, que ficam localizadas as margens do rio Araguaia, no município de Santa Maria das Barreiras. O professor Leandro Lariwana Karajá, ministrou a palestra sobre a importância da Língua Iny na Transmissão de Saberes Karajá.

Na roda de conversa as professoras Dalva Xandiary , Selda Karajá, abordaram o tema Desafios da educação indígena.

No sábado (21), aconteceram as oficinas e trabalhos manuais mostrando o trabalho artesanal feito com penas de pássaros e danças tradicionais da cultura Karajá.

 As oficinas foram realizadas nas aldeias e Maranduba  e Santo Antônio, que contou com a presença do prefeito Adriano Salomão e da primeira dama do município Brenda Shatylla Salomão.

O gestor municipal foi homenageado pelos indígenas da aldeia Santo Antônio, pelo compromisso de ter levado energia elétrica para a comunidade que há mais de 40 anos aguardava pelo benefício. ‘’Esse sonho o prefeito Adriano Salomão em três anos de governo consegui realizar, um sonho que já durava 40 anos. Sonho que o nosso gestor prometeu que faria e hoje, nós estamos aqui celebrando esse beneficio que vai proporcionar melhoria na qualidade de vida das famílias karajá’’ , destacou Junior Fontenelle, servidor da Funai.

O prefeito Adriano Salomão, disse que atender as demandas da comunidade Karajá, mostra o compromisso da gestão municipal de não fazer distinção entre as pessoas.‘’Nós assumimos o compromisso de atender a todos, sem distinção de cor , credo raça e o que estamos fazendo aqui é honrando esse compromisso que tem sido um dos diferencias na nossa gestão. A comunidade Karajá, merece ter qualidade de vida e ter sua cultura valorizada pela gestão municipal’’, disse Adriano Salomão. Um dos destaques no I Simpósio de Educação na Cultura Karajá, foi a importância da confecção de cerâmica que muito contribui para a preservação da identidade e cultura do povo Karajá. Dinho Santos

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário