quarta-feira, 29 de julho de 2020

Polícia Federal realiza operação de combate a desmatamento ilegal em municípios do Pará


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (29) a Operação Carranca, que investiga a exploração ilegal de madeira na região dos municípios de Brasil Novo, Medicilândia e Uruará, no estado do Pará.

As Investigações iniciaram  no ano de 2016, depois que a PF recebeu  denúncias de atuação de madeireiros praticando o ato de  extração ilegal de madeira em Brasil Novo, Medicilândia e Uruará.
A Polícia Federal  identificou os grupos que atuavam em todas as etapas da cadeia produtiva da madeira: extração, serragem, falsificação de documentos, fiscalização, transporte e compra da madeira ilegal.


Ao todo foram  cumpridos 14 mandados de medidas cautelares diversas da prisão, 7 mandados de afastamento do emprego ou função pública, 4 mandados de suspensão da atividade de natureza econômica, 7 mandados de sequestro de bens e 28 mandados de busca e apreensão.
Os grupos criminosos identificados na investigação foram divididos em 4 núcleos, de acordo com a atuação no esquema. O primeiro núcleo se refere aos madeireiros de pouco poder econômico, que atuam na linha de frente da extração ilegal. O quarto núcleo, que foi identificado com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, é composto por servidores policiais que realizavam fiscalização ilegal na rodovia Transamazônica, cobrando vantagem indevida dos caminhoneiros.




O segundo núcleo é dos madeireiros de grande poder econômico, que financiam a cadeia de extração, serragem e distribuição de madeira ilegal, além de realizar a manipulação de créditos florestais e falsificação de documentos.
O terceiro núcleo está ligado aos servidores públicos das secretarias municipais de Meio Ambiente, advogados e engenheiros florestais, que utilizam a função pública para favorecer e acobertar os crimes. Informações Assessoria de Comunicação do PF
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário