quarta-feira, 29 de julho de 2020

Sul do Pará: Em live Ministro de Infraestrutura diz que asfalto da Rodovia-BR-158 será recuperado em 2022


Até lá, os motoristas e populares terão que sofrer ao trafegar pelo trecho de 110 km  que está semelhante a tábua de pirulito, totalmente esburacado.  

A rodovia que liga  o Estado do Pará com o Estado do Mato Grosso, a Rodovia BR-158, no sul do Pará, há anos necessita de manutenção, reparos e reconstrução do asfalto, no trecho que liga a cidade de Redenção ao Distrito de Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras. Trecho que foi que foi abandonada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte-DNIT, que não executa o serviço de recuperação há anos.

O tempo de viagem em que um veículo de passeio gasta no trecho de 100 km, entre a cidade de Redenção ao distrito de Casa de Tábua, ultrapassa ás 3 hs de viagem.
O tempo gasto por veículos maiores e pesados, ultrapassa as 04 horas de viagem. Em alguns lugares do trecho, o asfalto deu lugar a enormes crateras e ‘’panelões’’, na linguagem dos motoristas, que diariamente cruzam pela movimentada rodovia, considerada como corredor de escoamento da produção da soja produzida no Estado do Mato Grosso e que é transportada por carretas até o porto de  Vila do Conde em Barcarena no Estado do Pará e no Porto da cidade de Balsas no Estado do Maranhão.  Diariamente passam mais de 1300 carretas, transportando soja, milho, calcário e outros produtos.

Quem trafega pelo trecho é obrigado a ter muita paciência, cautela e habilidade para desviar dos enormes buracos, pontes em péssimo estado de conservação e trafegabilidade e ainda da imprudência de alguns motoristas que conduzem os  pesados caminhões que trafegam pela importante rodovia que liga o sul do Pará, com o Estado do Mato Grosso. O motorista Renato Pereira da Silva, reclama da estrada e a falta de manutenção. ‘’Isso aqui é uma vergonha, eu estava vindo por uma estrada de terra que era  muito melhor e mais segura que esse asfalto aqui todo esburacado, da tristeza e indignação de ver uma rodovia tão importante como essa chegar a esse ponto por falta de compromisso dos governantes’’, desabafa o motorista.
Os buracos no asfalto da via, já foi tema e pauta de reuniões em Brasília, com vários ministros que ocuparam o Ministério  de Infraestrutura e sempre  prometeram que o trecho seria recuperado. O trecho não tem acostamento e o mato toma conta da margem da estrada. 
Há cerca de um mês o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura e transportes-DNIT, iniciou o trabalho de construção de três pontes de concreto que vão substituir as arapucas e armadilhas de madeira, que já ceifou inúmeras vidas de motoristas e pessoas que foram  vítimas de acidentes nas pontes assassinas.  Os buracos são responsáveis direto pelos acidentes diários que acontecem no trecho, causando dor, sofrimento e prejuízos aos motoristas e proprietários de veículos.  

Recentemente o deputado Joaquim Passarinho, PSD, através de uma live com Ministro de Infraestrutura Tarciso Freitas, cobrou uma atuação do DNIT, órgão responsável pela manutenção e conservação das rodovias federais do País.
O ministro esclareceu que uma força-tarefa de emergência foi montada para a restauração de trecho da BR-158, entre Casa de Tábua e Agrovila, considerado um dos mais críticos da rodovia. “A BR-158 é uma rodovia que precisa de uma restauração completa. Por isso, a realização do seu leilão é importante para a região e esperamos que seja realizado em 2022”, explicou Freitas.  Enquanto o pregão não acontece, os motoristas e passageiros tem que conviver com os buracos e contribuir com pessoas que aproveitam a ineficiência do estado para ganhar o pão de cada dia se aventurando a tapar com barro os buracos que deveriam não existir e já que existem deveriam ser  tapados com asfalto. Dinho Santos




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