terça-feira, 12 de maio de 2020

Tribunal Eleitoral confirma eleições para prefeitos em outubro


Pré-candidatos a prefeitos em todos os municípios do país podem começar a preparar suas campanhas porque as eleições de outubro não serão canceladas ou adiadas. O ministro Luis Roberto Barros disse ontem segunda-feira (11) que a “posição comum” no Supremo Tribunal Eleitoral (STE) manter o pleito para o mês de outubro. “Consideramos que eleições são rito vital para a democracia e nós não gostaríamos de adiá-las. Para modificar a data, o Congresso deve (atuar), porque depende de Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A posição de comum acordo dos ministros do TSE é de evitar qualquer tipo de prorrogação de mandatos”, disse Barroso durante o Congresso de Democracia e Direito Eleitoral. As informações são do Estadão.
Se for “impossível materialmente” realizar as eleições, uma prorrogação de mandatos pelo “prazo mínimo” pode ser uma saída, disse o ministro.
A manutenção dos atuais prefeitos e vereadores por mais dois anos, para que as eleições municipais coincidam com as eleições gerais, em 2022, foi descartada.

“O preceito democrático prevê eleitos por quatro anos e a população tem direito de se manifestar pela recondução, ou não. A periodicidade das eleições e possibilidade de alternância de poder são compromissos da democracia”, afirmou Barroso.

Na avaliação de Barroso, a coincidência das eleições em 2022 traria confusão entre eleitores e poderia prejudicar candidatos. “O debate nacional é diferente do debate localizado e alguém vai perder se esse debate for sobreposto.”
Além disso, a possível escolha de sete candidatos poderia trazer um “inferno gerencial” para a própria Corte eleitoral, na avaliação de Barroso. “Nós estimamos 750 mil candidatos nas eleições de 2020. Se somarmos aos milhares de candidatos (previstos para 2022), estaremos criando dificuldade grande”, afirmou o ministro do TSE. (Estadão)

12 comentários:

  1. Para o presidente do TSE, o mundo e o Brasil está passando por uma pandemia, com isso vossa excelência não ver que as eleições para este ano facilitaria uma transmissão do vírus em questão? Mesmo porquê a OMS divulga o distanciamento social e como os políticos vão fazer reuniões e comícios com os seus eleitores? Como vão nas casas pedir votos? Como os eleitores irão nas urnas para votar se não podem ter aglomeração de pessoas? Então Ministro, veja essas situações adversas que contrária as recomendações da OMS e do ministério da saúde e dos decretos estaduais e municipais.

    Sugestão: As eleições poderia ser em 2022, mesmo porquê seria uma só despesa, creio que os eleitores estão instruídos para votar nos sete candidatos como: Presidente, Governador, Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Vereador. E com certeza os que ainda estão desavisados seriam instruídos pelos campanhas que serão disponíveis em época das eleições.

    Att. Edilson B. Freitas

    ResponderExcluir
  2. muito bom boa colocação,caso si tiver ai a pademia em foco como sera essa votação

    ResponderExcluir
  3. Muito bem trabalhar ninguém ta podendo pq não pode sair de casa más pra vota todo mundo pode ir inaceitável uma situação dessa vcs tinham que se preocupar é com a pandemia e não com p.... de eleições.

    ResponderExcluir
  4. Tem que ter eleição sim, Parabéns ministro pela sua decisão.É tanto prefeito e veriador corrupto que tem quer ser trocado.Esses que é contra de não ter eleição e porque conserteza não penssa no bem social. quatro ano ja é ruim, já penssou seis ano.

    ResponderExcluir
  5. Eleições tem q acontecer só vai ser em outubro como a população se previnir pra ir buscar os 600,00 rs e só se previnir pra escolher seu representante por mais quatro anos.

    ResponderExcluir
  6. Tem que ter eleição sim,
    Parabens ministro pelo sua decisão, esses que são contra, para não ter eleição é porquer não tem compromisso pelo bem social. É tanto prefeito e vereador corrupto, que tem que ser trocado 4 anos ja são ruí a pensou 6 anos

    ResponderExcluir
  7. Eu penso que deve sim ocorrer a eleição neste ano, pq se prorrogar por mais dois anos quem está no poder vai acabar com do município como o caso de Redenção

    ResponderExcluir
  8. Tinha que dimimnuir era essa quantidade dessa cambada de veriadores,que não servem pra fazer nada. Só se for nas outras cidades, porque os da minha não fazer é nada. E olha que são 11 veriadores pra uma pra um cidade pequena com uns 20 mil habitantes. Afff...e não venha ne dizer que isso é porque não sabemos escolher. Pois a cada eleição são escolhidos outros e cntinuar na mesa e sem falar nos que são reeleitos e são uma vergonha e a população a cada dia Só desacrefita e não sabe quem mais escolher!

    ResponderExcluir
  9. NÓS BRASILEIROS NAO TEMOS NADA QUE SEGUIR NORMAS EXTERNAS, PRINCIPALMENTE, DESSA ATUAL OMS, QUE NADA TEM OU ENTENDE DE SAÚDE, NA VERDADE DE SER EM CADA PAÍS!

    ELEIÇÕES SEJAM MANTIDAS, E CREMOS QUE, DE JÁ, NÃO CARECEMOS MAIS DE ISOLAMENTO; QUANTO MAIS EM OUTUBRO!... OMS VÁ DAR OPINIÃO E ORDENS NA CHINA!...

    ResponderExcluir
  10. Seria uma imensa economia: Só o Presidente e seus administradores, nada de governadores, nem prefeitos, nem senadores, nem deputados, nem vereadores, nem tribunais superiores! UM Presidente e seus administradores!
    Praticou corrupção, o povo Põe fora a qual quer momento em qualquer das instâncias administrativas!
    BOM E DEMOCRÁTICO REGIME!...

    ResponderExcluir
  11. Porque não deixa as eleições pra janeiro? Porque assim que tá se ganhar já fica e se perder levanta no mes certo que o outro toma pose em janeiro não é isso ?

    ResponderExcluir