quinta-feira, 30 de maio de 2013

Operação da Policia Civil desmonta esquema de carro FINAN em Redenção

A polícia Civil de Rede deflagrou na manhã do último sábado (25) no município de Redenção, sul do Pará, a Operação Sol Nascente, que teve como principal objetivo prender elementos acusados de praticar fraude em instituições financeiras. Após seis meses de investigação realizada pela Superintendência de Polícia Civil do Araguaia Paraense, a polícia prendeu seis homens acusados de estarem praticando o golpe do ‘Finan’’.



Prisão: Foram presos os indivíduos, Elias Rodrigues Gonçalves, Walter Ernandes Pereira da Costa, Walter Basso Pereira da Costa, Valter Rodrigues da Costa Júnior, Wheliton Rita da Silva, Rosivan Borges de Castro e Edjúnior Ferreira da Silva, a prisão dos seis acusados ocorreu em cumprimento do mandado de prisão temporária expedido pela Justiça de Redenção. A prisão dos acusados acorreu de forma simultânea nas residências e empresas onde alguns deles trabalham.
Apreensão: Além dos acusados a polícia apreendeu vários documentos, arquivos eletrônicos, agendas, cadernos de anotações, livros de pontos e veículos, que podiam ter relação com o crime.
Esquema: Segundo a polícia os acusados estavam envolvidos no esquema criminoso e atuavam na negociação de compra e venda de veículos automotores e no financiamento dos mesmos. Por ocasião das confecções das propostas junto às instituições financeiras, eram juntados vários documentos públicos e particulares com dados falsos, em que muitos ainda continham firma, claramente falsa, reconhecida em cartório. A fraude ainda envolvia a utilização de documentos pessoais de vários indivíduos sem a anuência desses, como também, em vários casos, quando se utilizavam de "compra de nome" dos supostos financiados, os quais "vendiam" seus documentos pela quantia média de R$2.000,00, donde surgia o indivíduo conhecido por "laranja". Após a aprovação dos cadastros e liberação dos créditos, os veículos sequer mudavam de propriedade. Após o inadimplemento de algumas parcelas, a instituição financeira ao tentar localizar os financiados não obtinha êxito, tendo em vista que toda documentação referente à comprovação de endereços era falsa.
Espoca: Os veículos, por seu turno, eram revendidos a pessoas que os compravam, mesmo com o gravame e em nome de terceiros. Surgindo dessa feita o que comumente se conhece por "carro finan" ou ainda "carro espoca", ou seja, veículos que passam a ser negociados por valor excessivamente abaixo do mercado, pois é produto de fraude e, na mesma senda, com a possibilidade de ser alvo de ações de Busca e Apreensão Veicular.  O termo "carro espoca" está ligado ao fato de que a pessoa que adquire esse tipo de veículo com tal vício o faz porque o objeto tem o preço bem abaixo de valor de mercado e, quando o compra, sabe que pode perdê-lo a qualquer tempo. Por isso, referida aquisição se dá apenas para usar o veículo até o mesmo ser apreendido ou se deteriorar, ou como se diz popularmente "espocar", o que significa explodir. Integrantes: A operação foi coordenada pelo delegado Carlos Eduardo Vieira, pelo Chefe de Operações policiais Werbeson Pereira, escrivã Milene Andreza. Policiais DEPOL de Redenção da DEAM e DECA, além dos delegados Marcus Vinicius Camargo, Marcelo Delgado e delegada Viviane Flores. Após serem ouvidos pelo delegado Carlos Eduardo Vieira, os acusados foram encaminhados para o presidio de Redenção onde estão a disposição da Justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário