segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Imprensa é barrada de cobrir reunião do Incra de Santa Maria das Barreiras

Na última sexta-feira (24), o repórter Dinho Santos , correspondente do Jornal Opinião e Diário do Pará, em Redenção e Santa Maria das Barreiras, viveu uma situação constrangedora e repressiva, causada por integrante da coordenação da campanha eleitoral do candidato a prefeito de Santa Maria das Barreiras, Alduides Amâncio, do PT. O repórter foi proibido de fazer qualquer registro da reunião que aconteceu na região do Assentamento Nicroban, localizado na região da Codespar, distante a cerca de 50 km do Distrito de Casa de Tábua. A proibição foi feita pelos coordenadores Cidinho, Magno e um outro conhecido por Boi. Dias antes da reunião o vereador Jandelson Mundoca, que integra a o grupo de Alduides, havia feito o convite para o repórter Dinho Santos, convidando-o para fazer a cobertura da reunião do Incra, que teria a presença do deputado federal José Geraldo, a deputada Bernadete Ten Caten, o executor do Incra de Marabá, de Conceição do Araguaia Emivaldo Amâncio, e presidentes de Associações de Assentamentos. Ao chegar no local da reunião que aconteceu na casa Isaque, o repórter foi proibido de fazer qualquer registro, pelo coordenador Cidinho, que chamou o motorista da secretaria de Meio Ambiente de Santa Maria das Barreiras, Ivan Silva, que levara o repórter para reunião, e disse que se caso o repórter ousasse tirar a maquina da bolsa e fizesse qualquer registro , teria sua maquina quebrada e ainda sofreria outras consequências. ‘’Pode avisar pra ele , não tirar a maquina fotográfica da bolsa e nem fazer qualquer matéria pois a reunião aqui é política’’, disse o tal Cidinho. Após a chegada do deputado Zé Geraldo , a situação voltou a ficar constrangedora para o repórter , pois um dos integrantes da Associação do P.A. Nicrobran, chamou o repórter e disse que a situação não estava nada favorável para ele , pois existiam alguns, que queriam que o mesmo fosse embora, para que eles pudessem fazer a reunião. O repórter argumentou, que simplesmente eles estavam cerceando o direito de imprensa e que ele poderia ficar no local e fazer a cobertura pois o Brasil é um país democrático que respeita a liberdade de expressão e imprensa. O candidato a prefeito Alduides, foi outro que pediu que a reportagem não registrasse nada da reunião.
O motorista Ivan Silva, disse que a situação vivida pelo repórter que fora convidado para participar da reunião, mostra que o Incra de Marabá e de Conceição do Araguaia, não está a serviço de cuidar dos interesses dos assentados e nem da população desassistidas pelo órgão, que vivem nas áreas dos assentamentos existentes no município e sim a serviço da campanha do candidato do PT de Santa Maria das Barreiras. ‘’Com essa atitude e percebi que o Incra, está simplesmente fazendo política partidária e não cumprindo as promessas que os integrantes do órgão vem prometendo a vários anos.
Eu sabia que a reunião seria para prometer títulos de terras para o assentados, mas não foi nada disse que aconteceu, eles fizeram foi ameaças contra nossa pessoa’’ desabafou Ivan Silva. Mesmo diante das ameaças, o repórter Dinho Santos, ficou no local e com um celular registrou parte da reunião. Ao ser indagado por amigos que ficaram sabendo do fato, o repórter disse que não ficou com medo das ameaças, mas surpreso com a atitudes dos coordenadores. ‘’Não fiquei com medo de nada, somente espantado em saber que em pleno século XXI, a era das redes sócias e tecnologia avançada, ainda existe pessoas que acham que podem tudo e que são o dono do mundo, tenho pena da sociedade que deixar pessoas com essa natureza chegar ao poder’’, disse Dinho Santos . Ao ficarem sabendo da atitude dos coordenadores da campanha do candidato do PT , contra o repórter Dinho Santos, que representou uma agressão ao direito de liberdade de imprensa, alguns moradores residentes em Casa de Tábua, comentaram que estão com medo do terror que o grupo pode implantar no município contra aqueles que declaram não votar no candidato Alduides, caso ele venha a vencer as eleições.

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber por qual motivo a camionete da secretaria de Meio Ambiente de Santa Maria das Barreira estava levando um reporter a mais de 50 km de casa de tabua pra fazer uma matéria. Qual o interesse da prefeitura nisso? A prefeitura agora paga as despesas e faz uso indevido dos carros para perseguir os candidatos do partido oposto? É isso mesmo que eu entendi? Isso tá me cheirando marmelada em reporter.

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando a sua resposta reporter...

    ResponderExcluir