quarta-feira, 4 de abril de 2012

CMM executa obra no mínimo duvidosa na BR 158


CMM executa obra no mínimo duvidosa na BR 158
 Quem acredita que já viu de tudo nas rodovias do sul do Pará,  se surpreenderia ao comtemplar a cena registrada pela reportagem do Opinião na Rodovia BR 158 no trecho existente a cidade de Redenção e Agrovilla localizada no município de Santa Maria das Barreiras, extremo sul do Pará. 


              A reportagem registrou o momento da pintura das faixas no asfalto da BR 158

A reportagem flagrou funcionários da empresa CMM, que há  anos é a empreiteira responsável pelo trabalho de         manutenção da Rodovia Federal, que apresenta inúmeras irregularidades e buracos no asfalto, principalmente no trecho que liga o município de Redenção ao Distrito de Casa de Tábua, pintando a faixa  de sinalização que divide as duas pistas. 


          Em alguns trechos da BR 158 o asfalto está só o buraco


O que chamou a atenção da reportagem, é o fato de existir  trechos da movimentada rodovia, que não  precisa  de pintura e sim, de uma recuperação urgente do asfalto que está completamente esburacado oferecendo risco a vida dos motoristas e passageiros que diariamente cruzam pela rodovia. 




Um outro detalhe interessante, quando o veiculo que está fazendo a pintura das faixas chega  próximo a um  trecho crítico,  os funcionários da empresa, pulam para um trecho onde o asfalto não está comprometido e seguem fazendo o serviço, como que se toda a pista de rolamento da BR 158, estivesse em boas condições de trafegabilidade. Isso ocorre em diversos trechos da rodovia, cuja a manutenção vem sendo realizada há mais de três anos pela empreiteira. 




O motorista Ronygley Maranhão Silva, acha estranho a execução da obra, pois a pintura das faixas não se faz tão necessária, pois onde existe o asfalto, existe a pintura, mesmo que um pouco apagada. O motorista acrescenta, que a maior necessidade mesmo, é da recuperação do asfalto nos trechos críticos. ‘’Não da pra entender o porquê dessa empresa se preocupar em pintar o asfalto, enquanto o que se faz mais necessário e a recuperação do mesmo. Eu penso que tapar as enormes panelas, seria mais interessante do que pintar faixas’’, desabafou Ronygley.        
Já o motorista Pedro Gonsalves da Mota, disse gostaria de saber se a empresa CMM recebe o pagamento somente pela pintura da sinalização do trecho que  está em boas condições, ou se ela  engloba tudo, como se todo o trecho estivesse ótimo e em boas condições de tráfego, e foi por isso foi pintado pelos seus funcionários. ‘’Eu digo isso por que essa prática é muito comum no Brasil, ainda mais aqui no sul do Pará, onde estamos isolados de tudo, e eu confesso que nunca vi ninguém da parte do governo federal fiscalizando o serviço  que é feito nas estradas estaduais e federais’’, disse o motorista . A reportagem ainda tentou falar com um funcionário da empreiteira responsável pela fiscalização dos serviços, mas o mesmo não quis falar sobre o assunto.      Dinho Santos


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