quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Índice de Dengue 4 é alarmante nos municípios da Região do sul do Pará


O risco de uma epidemia levou a Prefeitura Municipal de Redenção a  realizar o Mutirão de Combate a Dengue no dia 04 de fevereiro.             

Devido ao altíssimo índice de infestação do mosquito da Aedes Aegypti que está assolando os municípios da região do sul do Pará , a prefeitura municipal de Redenção lançou a campanha de combate contra a Dengue Tipo 4. A campanha tem como objetivo conscientizar a população que a Dengue Tipo 4 é uma ameaça a saúde da população e, que ele deve fazer a sua parte, realizando a limpezas dos  quintais e objetos que podem funcionar como criadouro ao mosquito transmissor da doença.
De acordo com dados repassados pela  Regional de Saúde de Conceição do Araguaia, alguns  municípios da região, extrapolaram a taxa de tolerância de infestação que é de 5% enquanto que outros estão na taxa limite, conforme os relatórios feitos no mês de dezembro de 2012.
O município de São Felix do Xingu foi o município que apresentou o maior índice de infestação com uma taxa de 10,84 % o ponto de sofrer uma pandemia da doença.
Para conter o índice de infestação que em Redenção no mês de dezembro era de 2,73 , o prefeito Wagner Fontes, lançou uma ação conjunta que vai envolver  todas as secretarias municipais, sociedade civil e organizada, escolas públicas e outros seguimentos da sociedade de Redencão.
 O  projeto  Mutirão de Combate a Dengue, fará uma varredura em todos s bairros da cidade e de forma intensiva naqueles que apresentam um alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o secretário de saúde Junior Fernandes, a dengue tipo 4 é uma ameaça a saúde pública e se faz necessário uma ação impactante de conscientização da população. ‘’Os casos aumentaram em relação aos anos anteriores, isso aconteceu devido ao ciclo de resistência do mosquito transmissor do vírus e também devido a acomodação da população, que se descuidou de fazer a sua parte’’ comentou o Junior Fernandes.
Durante uma reunião do secretariado do prefeito Wagner Fontes, ficou acertado que no próximo dia 04 de fevereiro, será o dia D de combate a dengue com a realização do mutirão em todos os bairros da cidade.
’’ É importante que  a população participe desta campanha, fazendo a limpeza dos lotes e quintais, retirando tudo que poder servir como moradia do mosquito, pois os veículos da prefeitura e dos empresários estarão recolhendo os entulhos e levando para um lugar adequado. Vamos acabar com a ameaça de uma epidemia em nosso município’’ disse Wagner Fontes.
Os setores que apresentam maior índice de infestação em Redenção são: Vila Amorim, Jardim Ariane, Casas Populares, Serrinha, Entroncamento, Setor Ademar Guimarães, Campos Altos e São José. Esses setores sofrerão uma ação mais impactante  durante a ação.         
O quadro mostra os índices de infestação da Dengue Tipo 4 nos municípios da região do sul do Pará.
São Felix do Xingu-------------------------------10,84
Agua Azul do Norte-------------------------------6,63
Cumaru do Norte -----------------------------------7,72
Ourilandia do Norte -------------------------------5,04
Sapucaia -----------------------------------------------6,02
Floresta do Araguaia --------------------------------4,05
Conceição do Araguaia -----------------------------2,03
Redencao ------------------------------------------------2,73
Santa Maria das Barreiras --------------------------1,03          

Nenhum comentário:

Postar um comentário