Visando a diminuição da mortalidade de mulheres e crianças durante o período de gravidez e do nascimento, a Prefeitura Municipal de Redenção lançou o programa ”Mãe Redencense’’ que tem objetivo melhorar a qualidade do atendimento e serviços de saúde oferecidos a gestantes do município durante o pré-natal, parto, período de restabelecimento das parturientes.
O serviço é oferecido de forma gratuita, e atende mulheres de todas as idades em todos os setores da cidade que recebem atendimento no sistema público de saúde desde o inicio da gravidez.
Mantido com recursos próprios, o programa é feito através de um veiculo padronizado, que busca as mães e crianças em sua residência, leva até o local de atendimento médico, e depois leva de volta até a sua residência. Fazem parte do programa Mãe Redencense os serviços de consultas, exames, fornecimento de vacinas, medicamentos e leite para a complementação alimentar. Também nessa fase a gestante participa de uma oficina e faz uma visita guiada ao hospital onde dará à luz.
No pós-parto são feitas duas consultas puerperais, uma até o décimo dia após o nascimento e outra em torno do quadragésimo. Além dessas consultas, a usuária recebe a visita do agente de saúde. A partir daí, inicia-se o acompanhamento à criança, com consultas, exames e vacinas específicos a esse estágio de seu desenvolvimento. Para Jovânia Vilas Boas, que reside na Rua Dellis Villas Boas, Centro, a ideia do programa foi a melhor já implantadas no município. “Minha gravidez era de alto risco, mas, durante a gestação recebi da Prefeitura de Redenção, todo o acompanhamento apoio e atendimento médico necessário para que a minha pequena Mariana, nascesse forte e saudável, só tenho agradecer ao prefeito Wagner Fontes, por esse programa maravilhoso, disse Jovânia. Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário