O Tribunal Regional Eleitoral-TRE, do Pará, por meio do Cartório
Eleitoral da cidade de Redenção, no sul do Pará, está realizando o treinamento
de mesários, auxiliares e administradores de prédios escolares que vão atuar
nas sessões de votação no próximo dia 06 de outubro.
O Cartório Eleitoral é responsável pelo processo eleitoral na 59ª Zona Eleitoral, quem tem registrado mais de 80 mil eleitores, distribuídos nos municípios de Pau D’arco, Cumaru do Norte e Redenção, municípios localizados na região do sul do Pará.
O objetivo do treinamento é, passar as orientações , tais como fluxo de votação, documentação necessária, procedimentos de encerramento, entre outras medidas que visam aprimorar o andamento dos trabalhos nas seções eleitorais.
A capacitação envolve todos os procedimentos a serem realizados antes, durante e após a votação, incluindo montagem da seção eleitoral, operacionalização da urna eletrônica (teste de teclado, zerésima), além do que fazer em situações especiais durante o voto dos eleitores.
O treinamento acontece sob a coordenação do Cartório Eleitoral de Redenção, que conta com uma equipe de técnicos habilitados a repassar todas as orientações dos procedimentos que devem ser adotados nas sessões de votação
Os mesários e administradores de prédios dos municípios de Pau D’arco e Cumaru do Norte, foram os primeiros a serem treinados.
A previsão é que no decorrer da semana as mais de 800 pessoas que vão atuar como mesários e auxiliares nas 197 sessões de votação na cidade de Redenção, devem receber o treinamento. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Marcio Moreira Queiroz , o trabalho dos mesários é de total importância para a Justiça Eleitoral. “No dia da eleição, são eles que estarão na linha de frente, auxiliando a coletar o voto de cada pessoa, a sanar eventuais intercorrências durante a votação e eventuais dúvidas de eleitores. Os mesários, então, têm papel fundamental para a democracia do País, pois fazem valer a vontade do eleitor, através do voto”, destaca Marcio. Vale ressaltar que possíveis substituições de mesários podem ser necessárias até na véspera do dia da votação. Dinho Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário