sábado, 5 de março de 2022

I Festival de Capoeira mostrou a força da arte que é um patrimônio cultural da humanidade


A cidade de Redenção, no sul do Pará, sediou I Festival Sociocultural da Arte de  Capoeira, que reuniu mestres, alunos e praticantes de capoeira, durante dois dias de intensa programação. O evento que aconteceu na Quadra da Escola Rui Barbosa, no Setor Bela Vista, teve apresentações culturais, batizados, trocas de faixas dentro de uma vasta apresentação.






 A abertura do evento que aconteceu na tarde da sexta-feira (04), contou com a participação de mestres e amantes da capoeira de diversas regiões do Estado do Pará, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que tem a frente como secretário o professor Vanderly Moreira. 



Durante a solenidade de abertura, os mestres e professores de projetos sociais e inclusão, elogiaram o apoio do prefeito Marcelo Borges e ao secretário de Educação e Cultura, Vanderly Moreira, pelo apoio que os gestores tem proporcionado aos eventos culturais em Redenção. ‘’Eu estou admirado e quero aqui parabenizar ao prefeito Marcelo Borges e ao professor Vanderly Moreira, pelo apoio manifestado a cultura e destaco aqui a capoeira, eu digo que tenho uma vida engajada como mestre e professor de capoeira, tenho um projeto social, mas, sofro por falta de apoio dos gestores do município em que eu moro, aqui eu vejo que o prefeito e secretário de Cultura, não somente apoiam como também participam dos eventos e projetos culturais, onde a capoeira está inserida nesse apoio’’ , disse Mestre Alberto  Lourenço. 

Em seu discurso o  secretário de Educação, Vanderly Moreira,  disse que na gestão do prefeito Marcelo Borges, a Secretaria de Cultura, passou a promover projetos dos mais importantes para o fortalecimento da cultura no município de Redenção e  a capoeira está inserida nesse processo de fomentação e fortalecimento. ‘’A capoeira é  instrumento de interação social.

 Nela estão contidas a história, a música, a dança, o canto, as relações humanas, além da prática esportiva. 

Cabe ao poder público fomentar projetos como esse  e isso a gestão do prefeito  Marcelo Borges, vem fazendo com excelência em nossa cidade ”,  afirmou o secretário. Ainda segundo o secretário a pratica da capoeira será ainda mais difundida em Redenção, por meio do  

projeto ‘’No Ritmo do Berimbau’’ que será desenvolvido pela Prefeitura de Redenção, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nas escolas da Rede Municipal de Educação.

O evento que reuniu capoeiristas e simpatizantes em Redenção, contou com a coordenação do Mestre Brás, um amante e apaixonado pela da arte capoeira, Mestre  Lobo,  o 1º Festival GCB Capoeira Ginga Redenção contou com total apoio do prefeito Marcelo Borges. Dinho Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário