quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Tribunal Regional Eleitoral suspende todas as atividades de campanha política no Estado do Pará


O desembargador Roberto Gonçalves de Moura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), suspendeu todas as atividades presenciais de campanha política no estado.  A decisão foi publicada nesta quinta-feira (5), e vale para todos os municípios do Estado do Pará, ficando proibindo todo  tipo de evento com cunho eleitoral  que promova aglomerações. A medida adotada como meta de prevenção, visa evitar à propagação do Coronavírus, causador da pandemia da Covid-19, que nos últimos dias tem crescido em diversos municípios do estado do Pará.

A decisão foi tomada em virtude das informações da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado do Pará-Sespa, de que com a realização de eventos políticos que promovem aglomerações, aumentou o número de pessoas infectadas com a doença em diversas regiões do Estado do Pará. Diante das informações, o desembargador eleitoral determinou a proibição de comícios, caminhadas, carreatas, bandeiraços, adesivaço e confraternizações, mesmo que em locais abertos.

 A fiscalização sobre o cumprimento da medida, fica a cargo dos juízes eleitorais de cada zona eleitoral. Os fiscalizadores poderão dispor de força policial, caso haja insistência e reincidência. Todas as provas devem ser colhidas e encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral.

 Mesmo com o uso do poder de polícia para encerrar algum evento, não isenta o candidato de responder, posteriormente, pelo crime eleitoral de propaganda irregular.  A decisão do desembargador presidente do TRE-PA, atende a solicitação da Procuradoria Regional Eleitoral do Pará e um parecer técnico da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará. Dinho Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário