segunda-feira, 13 de julho de 2020

Santana do Araguaia: Substituição de ponte por bueiros de pequena vazão pode romper aterro de 4 km no período chuvoso na região do Pau Brasil


A obra considerada como sem planejamento pela população pode deixar moradores ilhados como acontecia nos anos anteriores .
O serviço está sendo executada pela Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, pode deixar população que reside na região do Pau Brasil,  ilhada durante o período chuvoso.

A denúncia foi feito por moradores, que temem que o aterro de aproximadamente 4 km, possa ser levado pelas correnteza das águas , devido às fortes chuvas que caem sobre a região no período do inverno. A preocupação da população, passou a existir depois que o prefeito Zé do Quinca, autorizou a substituição da  ponte de madeira por pequenos bueiros, que não comportam a vazão da água que represa no local. O aterro que foi construído na gestão do ex-prefeito Eduardo da Machado, em parceria moradores que residem na região, resolveu o problema de alagamento que deixava os moradores que residem da comunidade   isolados. Através de parceria foi construído um aterro de mais de 4 km e uma ponte de madeira.
A obra construída pelo ex-prefeito Eduardo,  resolveu o problema o problema de represa da água pluvial. Segundo o morador Pedro Rodrigues da Silva Filho, há poucos dias o prefeito Zé do Quinca, resolveu desmanchar a ponte e autorizou a colocação de bueiros, que não vão suportar a vazão da água. ‘’Eu não sei como o gestor municipal autorizou a retirada da ponte, para colocar esses bueiros que não vão segurar a força da água, esse lugar aqui virar um mar no período do chuva, foi necessários centenas de carradas de terra para levantar  esse aterro       que corre o risco de ser destruído pela força das águas, quando começar a chover’’, desabafa o morador.
De acordo com o morador, antes do serviço ser executado pelo ex-gestor Eduardo da  Machado, a população ficava ilhada por vários dias, esperando a água baixar para assim poder passar pelo local e ir até a sede do município. ‘’Nós ficávamos sem acesso a cidade e outras localidades, pois essa é a principal via de acesso até a cidade e outras regiões do município’’, relata Rodrigues.   
Procurado por moradores, ex-prefeito Eduardo da Machado, foi ver de perto a reclamação dos moradores e lamentou a retirada da ponte. ‘’É lamentável ver uma obra feita com a participação da comunidade desta região, obra  que levou dias para ser feita e que acabou com a situação de isolamento dos moradores no período chuvoso, ser ameaçada de destruição  por falta de conhecimento do problema que o grande volume de água  que se acumula nesse trecho’’, disse Eduardo da Machado. A ponte de  madeira já foi retirada e os bueiros  já estão no local. A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Zé do Quinca, para ouvir sobre o questionamento dos moradores, mas a ligação caia na caixa de  mensagem. Dinho Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário