segunda-feira, 11 de maio de 2020

Redenção: Cresce o número de pessoas usando máscaras nas vias públicas e comércio da cidade


O número de populares fazendo uso de máscaras nas vias públicas, repartições, empresas e comércio, cresceu de forma satisfatória nos últimos dias na cidade de Redenção, no sul do Pará.

O crescimento ocorre depois que o prefeito Carlo Iavé, editou um decreto tornando o uso do acessório de prevenção, obrigatório na cidade.
A medida é válida para todas as pessoas que estiverem circulando pelas ruas, praças, calçadas, logradouros públicos e outros, dentro do perímetro urbano da cidade.

O decreto publicado na semana passada, prevê punições para quem desrespeitar as medidas adotadas pela prefeitura. A penalidade é multa para os infratores e abertura de Termo Circunstancial de Ocorrência-TCO na Delegacia de Polícia Civil.
 A medida se estende ao comércio de um modo em geral,  onde é terminantemente proibido a entrada e permanência de pessoas dentro de estabelecimento comercial,  sem estar fazendo uso de máscaras.

Dando certo: mesmo sendo considerada como medida autoritária por alguns, a regra estabelecida pelo governo municipal, tem dado certo.
A equipe de reportagem do blog, ficou por alguns minutos observando a circulação de pessoas no centro comercial da cidade e pode constatar que de cada 30 pessoas que passavam de carro, motocicleta e até mesmo a pé, 26  estavam utilizando máscara.
 A observação se estendeu ás lojas e repartições públicas, onde o resultado apresentado foi ainda mais satisfatório, empresários, clientes e funcionários, estão respeitando o decreto, pois todos as pessoas estavam fazendo uso da máscara no momento da observação. A servidora  publica Marcia Caetano Moreira, disse que mesmo antes de ser obrigatório, ela já estava fazendo uso da máscara, como meio de prevenção. ‘’Tão logo começou essa questão de pandemia dessa doença, eu passei a usar máscara como uma medida de prevenção’’, relata Marcia.

A professora Leonice de Souza, também não abre mão do uso da máscara, seja no ambiente de trabalho, no caminhar  pelas avenidas ou qualquer  outro. ‘’Eu não saio de casa sem máscara, para mim é uma questão de saúde para mim, para meus familiares e até mesmo para as outras pessoas com quem eu mantenho contato, sou totalmente favorável a obrigatoriedade do uso da máscara’’, diz a educadora.
Curva crescendo: a medida adotada pelo governo municipal, visa conter o aumento no número de casos de contaminação de pessoas infectadas por Covid-19 na cidade  de Redenção, onde as autoridades de saúde, dizem que os casos estão ocorrendo através de contaminação comunitária. Até a publicação dessa matéria, o município de Redenção, registrava 37 casos de coronavirus confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. Dinho Santos       




Nenhum comentário:

Postar um comentário