segunda-feira, 30 de março de 2020

Curtinhas da Política- Redenção Dinho Santos


Dinho Santos 
‘’Janela’’
Na próxima sexta-feira (04), fecha o prazo para a ‘’janela partidária’’ ou seja o vereador que quiser mudar de partido para disputar a reeleição ou a eleição majoritária, tem até essa data para trocar de legenda partidária. O blog vai estar acompanhando e postando a movimentação nos bastidores da política. 
Joás Possidônio
Quem já está de malas prontas para mudar para o PDT do ex-deputado federal Giovanni Queiroz é o vereador Joás Possidônio que até então está filiado ao MDB do prefeito Carlo Iavé, Carlos Eduardo, Willian do Potencia de Emerson Monsef e outras lideranças de peso de Redenção.
Vice  
Possidônio deixa a legenda emedebista com a plena garantia de que o PDT vai compor na chapa majoritária com PSC do senador Zequinha Marinho. O PSC tem como filiado de peso o ex-prefeito Mario Moreira, que por muito anos militou nas fileiras do PSDB do ex-governador Simão Jatene.

Mario Moreira 

Na cidade de Redenção até o momento o PSC de Zequinha Marinho é o partido político que tem um pré-candidato definido. Mario Moreira bateu o martelo e sacramentou a sua filiação na legenda que conta com vários pré-candidatos a vereadores onde alguns deles já ocuparam cadeiras no legislativo municipal.

Pesquisa para definir


 Antes da ameaça de pandemia do Corona Virus, o MDB de Redenção apresentava o advogado Carlos Eduardo, o Cadu, como o provável candidato do partido para as próximas eleições majoritária. Junto com a onda do corona, surgiu a decisão da família Barbalho de filiar o empresário Willian do Potencia na legenda e a condicionante de  que quem pontuar melhor nas pesquisas eleitorais será o candidato do MDB em Redenção.

Três em um  




A participação do partido do governador Helder Barbalho nas próximas eleições municipais de Redenção, para muitos militantes e simpatizantes virou samba do crioulo doido,  o partido que  tem Willian do Potencia, Carlos Eduardo e Valteir Resende,   é o único que tem três pretensos pré-candidatos a prefeito e pode ficar sem nenhum. O problema é que os pré-candidatos possuem outros partidos paralelo e podem se lançar candidatos por onde for mais viável é não houver tanta disputa convencional.  




Hugo Tomé

Oriundo de uma família com larga experiência na política de Redenção, onde o avô João Tomé e o pai Eltom Tomé,  foram detentores de  vários mandatos como vereadores, o atual vereador Eltom Tomé, pelo que tudo indica vai seguir os conselhos dos mais idosos. Hugo vai filiar-se no PSC de Mario Moreira, de quem o pai Eltom Tomé é amigo particular.

Evilazio no MDB


Existe uma grande possibilidade do presidente do vereador e atual presidente da Câmara Evilázio Chaves, ingressar nas fileiras do partido do Governador Helder Barbalho que atualmente conta com três pré-candidatos a prefeito. Enquanto sobra candidato a prefeito na legenda, falta pré-candidatos a vereadores, esse fato tem deixado o presidente temerário pela filiação na agremiação partidária.

Firme no PSD

 O vereador João Lúcio deve deixar as fileiras do PP do ex-deputado Beto Salame, para militar no PSD, do deputado federal Joaquim Passarinho, a filiação de JL no novo partido deve acontecer na próxima sexta-feira 03.   
Monsefinho no PR


Sem espaço no partido e por ter mantido uma postura de hora oposição e hora situação, no barco do prefeito Carlo Iavé que está  filiado ao MDB,  o vereador Monsef Filho, o popular ‘’Monsefilho’’ a  exemplo do vereador Joás Possidônio, deve deixar o barco do MDB, mesmo com o presidente da legenda solicitando que ele fique. 

No barco de Alex Santiago 

Com o prazo da janela se esgotando, sem espaço e sem o MDB reunir pré- candidatos de peso que possam somar no quociente eleitoral, o vereador Monsefinho confidenciou ao blog que  ele deve caminhar com o deputado estadual Alex Santiago, ou seja Monsef Filho, vai filiar-se no PL que ainda tem o vice-governador  Lucio Valle. Mas, a quem diga, que o PL não vai abrir espaço para políticos que já tenham mandato nas eleições de Redenção em 2020.



Enfraquecidos  
 Alguns vereadores que chegaram a ensaiar uma candidatura antecipada para prefeito, devido à dificuldade de formar um grupo político coeso , firme, forte e disposto a enfrentar todas as dificuldades, já dão sinais de que vão abandonar o projeto. Há quem diga que alguns deles já está se aproximando de alguns pré-candidatos a prefeito na intenção de conseguir uma vaga de vice, pois falaram que não seriam mais candidatos a vereador e está ficando difícil de agora dizer querem continuar na casa de leis.   








Um comentário:

  1. Muita boa as informações sobre a política local continua assim nos informando..

    ResponderExcluir