segunda-feira, 23 de julho de 2018

Hospital Regional de Conceição do Araguaia terá mais 20 leitos em UTI



O HRCA é referência em Tramato-Ortopedia, tendo como destaque para a cirurgia corretiva do pé torto congênito e outras cirurgias ortopédicas como de tíbia, fêmur e cirurgia de quadril.

Com 106 leitos e cerca de 400 internações mensais, o HRCA também realiza cirurgia geral e cirurgia otorrinolaringológica, urológica e ainda na área de Ginecologia e Obstetrícia, com aproximadamente 70 partos por mês entre normais e cesáreos. “Nas cirurgias gerais, houve um importante avanço com a utilização de videolaparoscopia, tornando as cirurgias menos invasivas”, informou o diretor do HRCA, Wilson Branco.


Na área obstétrica também merecem destaque o trabalho voltado ao parto humanizado, o Projeto Doce Espera, Projeto Mama Neném e a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), com dez leitos.

O HRCA tem um Ambulatório, que oferece consultas médicas nas especialidades de clínica médica, ginecologia e obstetrícia, urologia, dermatologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, ortopedia/traumatologia e cardiologia.

E para dar suporte ao ambulatório e setor de internação, o Hospital conta com um serviço de apoio diagnóstico com raios-X, ultrassonolografia (mama, obstétrica, pélvica, transvaginal, abdome superior e inferior, aparelho urinário e abdome total, tireoide, próstata, rins); doppler colposcopia, eletrocardiograma, teste ergométrico, mapa, videonasofibroscopia, holter, endoscopia e colonoscopia.


Dispõe, ainda, de um laboratório de análises clínicas, que realiza cerca de seis mil exames por mês e serviços na área biopsocossocial, com fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e serviço social. “Todos os nossos pacientes, quando necessário, são acompanhados por assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, psiquiatras e fonoaudiólogos”, acrescentou Branco.

Urgência e Emergência – Nessa área, o HRCA já superou a marca dos três mil atendimentos mensais. Apesar de haver regulação no encaminhamento de pacientes na região, a maioria dos atendimentos é de demanda espontânea não só de pacientes dos municípios paraenses como também do estado do Tocantins, que faz fronteira com o Pará. “E aí é uma luta atender a Tocantins e aos 15 municípios do Sul do Pará, abrangendo aproximadamente 700 mil habitantes, sendo 100 mil só de Tocantins”, observou o diretor do HRCA, Wilson Branco.  “Neste mês de julho, em função das férias, a demanda aumentou consideravelmente e o trabalho triplicou, porém, ninguém deixou de ser atendido no hospital”, garantiu o diretor do hospital.

Os resultados positivos do HCA são fruto do Projeto de Revitalização e Fortalecimento dos Hospitais Regionais sob Gestão do Estado, que o diretor Wilson Branco colocou em prática a parti de 2012 e que vem dando certo. Roberta Vilanova

Nenhum comentário:

Postar um comentário