terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Santa Maria das Barreiras: Vereadores querem retorno dos serviços da balsa PIPES no rio Araguaia

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Maria, os vereadores que compõem o parlamento municipal, demonstraram estar preocupados com a situação gerada pela interdição do serviço de navegação da balsa da Empresa de Navegação PIPES que faz o transporte de veículos, cargas e passageiros, no rio Araguaia, que liga as cidades de Araguacema-TO e  Santa Maria das Barreiras-PA.



A interdição feita pelo promotor Alfredo Martins Amorim do Ministério Público Estadual-MPA de Conceição do Araguaia , já dura quase um ano. O promotor suspendeu os serviços da empresa devido o dono da empresa Pedro Iran Pereira do Espírito, não concordar com o pagamento de uma multa no valor de mais de R$ 500.000.00, (quinhentos mil reais), imposta pelo MPE. A multa é referente a uma escavação nas margens do rio Araguaia, feita no período da estiagem com o objetivo de  aumentar o aterro do porto, na margem do município de Santa Maria das Barreiras.
Para o Ministério   Público a empresa invadiu o leito do rio e cometeu um crime ambiental. Mesmo com as alegações da empresa de que o aterro se fazia necessário para o embarque de desembarque de passageiros e veículos em segurança, a multa foi imposta pelo promotor. Com a interdição, a população que reside na cidade  de Santa Maria das Barreiras e arredores,  ficou sem o serviço de tamanha importância. 

De acordo com o vereador Antônio Bracin (PT), a balsa é importante para a desenvolvimento e progresso do município. ‘’A população está sendo prejudicada com a falta desse   serviços essencial e importante para o desenvolvimento e crescimento do município, nós temos que buscar uma solução para esse problema que está afetando a economia e trazendo transtornos a nossa população’’, diz o vereador.  Na sessão realizada no último dia (07) os vereadores assinaram um documento que será encaminhado pelo presidente Adriano Salomão, ao Governo do Estado, solicitando uma solução para o problema. Aliados:  Movimentos ligados à Igreja Católica, estão também se mobiliando colhendo assinaturas através de um abaixo assinado que será entregue ao MPE na intenção de sensibilizar o promotor a voltar atrás da decisão que afetou os moradores que residem na sede do município. A intenção do movimento é coletar 5 mil assinaturas. Dinho Santos

       

Um comentário:

  1. Decisão equivocada de promotor deixa Santa Maria das Barreiras/PA em total isolamento
    https://henriqueaires.wordpress.com/2018/12/27/decisao-equivocada-de-promotor-deixa-santa-maria-das-barreiras-pa-em-total-isolamento/

    Uma decisão do promotor Alfredo Martins Amorim do Ministério Público Estadual do Pará tem dificultado a vida de quem mora na cidade de Santa Maria das Barreiras, no Pará. Ao interditar uma balsa que fazia travessia de Santa Maria para Araguacema, no Tocantins, o promotor deixou centenas de famílias isoladas e sem acesso a serviços básicos, agravando a economia da cidade e gerando um prejuízo inestimável para a população.

    ResponderExcluir