domingo, 1 de maio de 2016

Campanha de vacinação contra Aftosa começou no domingo 1º de maio

Começou  neste domingo (1º) em todo o Pará a campanha de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa. A estimativa é de que cerca de 20 milhões de cabeças de gado devam ser imunizadas em 108.746 propriedades, distribuídas em 127 municípios paraenses.
A campanha foi lançada oficialmente pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) no sábado (30), no Parque de Exposições José Francisco Diamantino, na cidade de Marabá, município localizado no sudeste do paraense, e reuniu cerca de 200 produtores rurais da região sul e sudeste do estado.

Segundo a Adepará, o objetivo da ação é a manutenção da certificação de estado livre da aftosa, alcançado pelo Pará em 2014 junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). É a certificação que possibilita a venda da carne produzida pelo estado aos mercados nacionais e internacionais, gerando emprego e renda, e fomentando o setor do agronegócio.
“Aproximadamente 62% da carne produzida no Pará é vendida hoje para outros estados brasileiros e para outros países. Ou seja, o estado consome apenas 1/3 do que produz. Com aftosa, esses mercados estariam bloqueados, o que nos geraria um excedente de produção parado, ou seja, o setor estaria quebrado. A vacinação é uma forma do governo federal e estadual dizer que a nossa carne é certificada, tem qualidade”, explica o médico veterinário Luciano Guedes, diretor geral da Adepará.

A Adepará destaca que imunização segue até o próximo dia 31 e que o produtor é o responsável pela vacinação. Ele tem até o dia 15 de junho para fazer a comunicação da vacina nos escritórios da Agência. Servidores do órgão lotados por todo o Pará estarão envolvidos e acompanharão o trabalho para garantir que todo o processo de vacinação atenda às metas da Agência, que é alcançar o mais alto índice vacinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário