sexta-feira, 8 de abril de 2016

Votação de matrizes curriculares da Seduc é adiada

O Conselho Estadual de Educação (CEE) adiou a reunião marcada para ontem, em que seriam votadas as propostas de matrizes curriculares da Secretaria de Estado Educação (Seduc).  A Assessoria de Imprensa da entidade comunicou que o adiamento ocorreu porque quatro dos treze conselheiros titulares informaram, no dia anterior, que não compareceriam ao encontro, ontem, por motivos diversos. Uma nova reunião foi marcada para às 8h da próxima quinta-feira, 14, dia em que normalmente o pleno do CEE se reúne. Ontem, um grupo de professores e estudantes se concentrou para protestar contra as novas propostas em frente ao prédio do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), na rua Gama Abreu, em Nazaré, onde haveria a reunião do Conselho, cuja sede é na rua Arcipreste Manoel Teodoro. A manifestação não ganhou força devido ao adiamento do encontro dos conselheiros. 


As propostas de matrizes curriculares da Secretaria de Educação preveem mudanças na rotina da rede pública estadual e têm provocado polêmica na comunidade escolar, sobretudo entre professores e estudantes. Uma delas é para o período diurno, organizada a partir do módulo/aula de 45 minutos, e outra é para o noturno, de 40 minutos. A mudança na matriz curricular está cercada de polêmica. 
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sintepp) argumentam que a categoria não foi chamada para participar das discussões e elaboração das novas proposições. ‘’O certo seria ouvir a todos. O Sintepp teve acesso ao documento e o complicador é a matriz curricular. Traz muitos problemas. Essa nova proposta não tem a realidade do Estado. Uma mudança, por exemplo, é a disciplina de espanhol. Que era optativa, porque eram duas línguas estrangeiras. Mas agora acrescenta espanhol na base comum e obrigatório. Vai ter uma redução de 800 horas. Queremos entender porque essa mudança”, comenta o diretor do Sindicato, Ronaldo Rocha. A Seduc informou que as mudanças organizam atividades pedagógicas, com ganhos para professores e estudantes. Segundo a Secretaria, elas foram apresentadas em fevereiro, considerando que serão trabalhados em sala cinco módulos/aulas de 40 minutos, o que corresponde a três horas e 20 minutos por dia.

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