quarta-feira, 13 de abril de 2016

Deputada quer melhoria na infraestrutura e nos recursos pedagógicos das escolas

A deputada federal Júlia Marinho (PSC), apresentou Projeto de Lei que obriga as escolas a oferecer melhorias na qualidade de infraestrutura e dos recursos pedagógicos para alunos da rede pública de ensino.  

O projeto da parlamentar foi apresentado na Câmara dos Deputados, durante a sessão do congresso realizada na semana passada. O projeto tem como objetivo reforçar  a obrigatoriedade de que as redes escolares definitivamente ofereçam condições adequadas para o desenvolvimento do ensino com qualidade.
Durante a apresentação do projeto, a  parlamentar  justificou que as redes escolares de educação básica, apresentam diferenças nas condições de infraestrutura e recursos pedagógicos de suas escolas.
De acordo com Júlia Marinho, a maioria das escolas não possuem bibliotecas, não tem acesso a internet, não possuem laboratório de informática, quadras de esporte e outros recursos. “Fui professora por muitos anos e conheço bem de perto a realidade vivida pelos alunos. Muitas escolas localizadas nas cidades do interior e na zona rural, não possuem cadeiras e quadro negro. Em algumas unidades escolares, o material didático é artigo de luxo. Infelizmente isso ainda existe em nosso País”, disse Julia a deputada. O Projeto de Lei da parlamentar paraense 4901/2016 prevê alteração no artigo 74 da Lei 9394 de 1996 de diretrizes e bases da educação nacional, para estender o padrão mínimo de oportunidades educacionais a toda a educação básica, e incluir lista de insumos relativos à infraestrutura escolar. A questão das condições de infraestrutura das escolas, segundo Júlia Marinho, tem sido tema recorrente nos debates sobre políticas públicas educacionais.

O projeto de autoria da deputada relaciona o que uma escola precisa ter para promover um ensino de qualidade: instalações sanitárias e para higiene, espaços para recreação, biblioteca, serviço de alimentação escolar, mobiliário, equipamentos e matérias pedagógicos, informática, acesso a internet e equipamento multimídia, com adaptação dos edifícios escolares para o atendimento dos alunos portadores de necessidades especiais e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário