O caos continua nas duas principais rodovias federais que
ligam o sul do Pará com os estados Tocantins, Mato Grosso e a capital do Estado
do Pará e outras cidades.
O descaso que já dura décadas segue causando prejuízos a
motoristas, donos de veículos e passageiros que diariamente trafegam pela
BR-155 que liga a cidade de Redenção a Marabá e pela BR-158, que liga a cidade
de Redenção aos municípios de Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Vila Rica e Estado do Mato Grosso.
Os buracos e crateras que se formaram no que antes já foi
chamado de asfalto têm sido os maiores causadores de acidentes, desgastes e
panes nos veículos de passeios, ônibus, caminhões e carretas responsáveis pelo carregamento
de grãos e alimentos que abastecem os supermercados e comércios das principais
cidades do sul do Pará.
O trecho de aproximadamente 210 km que liga Redenção a
Santana do Araguaia as obras de reconstrução não avançam. A empresa CFA iniciou
uma obra de reconstrução do asfalto no ano passado, mas por falta de pagamento
parou os serviços retirando todo o maquinário e trabalhadores. O remendo e
recapeamento que havia sido feito no trecho entre Redenção e Agrovilla, devido a má qualidade
do serviço terá que ser refeito.
Com a chegada das chuvas os buracos só aumentaram, assim
como o sofrimento dos motoristas que gastam
cerca de quatro horas para percorrer um
trecho de 150 km. Na rodovia BR-155 no sentido Xinguara a Marabá a situação é
ainda pior, os buracos se tornaram verdadeiras crateras onde existiam asfalto e
os atoleiros começam a se formar com a intensificação das chuvas. O sofrimento
dos motoristas é ainda maior na BR-155, o percurso da cidade de Sapucaia a
Marabá, um motorista de carreta carregada gasta em torno de sete horas de
viagem para chegar ao asfalto de qualidade.
O estado da rodovia
é de completo abandono e esquecimento por parte do Departamento Nacional de
Infraestrutura e Transportes-DNIT, que não consegue cumprir as inúmeras
promessas feitas a deputados e lideranças políticas da região do sul do Pará. No
início desta semana homens da empresa CFA iniciaram o trabalho de reconstrução
do asfalto no trecho próximo a Agrovilla. Na BR-155 não há nenhum sinal de máquinas
trabalhando no trecho de Xinguara a Eldorado dos Carajás. Dinho Santos
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