quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Índios Kayapó invadem prédio da prefeitura e cobram melhorias na aldeia



Cerca de 30 índios da etnia Kayapó pintados e armados. cercaram e invadiram na manhã da última segunda-feira (03), a sede da Prefeitura Municipal de Bannach. Apesar de estarem pintados para guerra, os índios disseram que estavam ali em missão de paz e que só queriam fazer algumas reivindicações. Os índios solicitaram a presença do prefeito da cidade, Válber Milhomem. 




De acordo com informações, eles estavam reivindicando a construção de uma casa para os professores que lecionam na aldeia, construção de muro da escola, contratação de uma merendeira, implantação do ensino médio na unidade, merenda, construção ou reforma das pontes, bueiros, além de transporte escolar de qualidade para os índios. 

Ainda segundo informações, o prefeito Válber Milhomem, juntamente com uma equipe da prefeitura, teria se reunido com os líderes da aldeia e entrado em um acordo. Na ocasião, foi lavrada uma ata com as reivindicações dos índios, após uma longa conversa que durou cerca de 4hs. Após o término da reunião, os índios desocuparam o prédio do Poder Executivo. Equipes da Polícia Militar de Rio Maria e Xinguara, sob o comando do Major Keydhyson Valente Gaia, subcomandante do 17º BPM de Xinguara, foi até a cidade de Bannach e ajudou nas negociações. Representantes da prefeitura disseram que as reivindicações serão estudadas e atendidas. 

De acordo com informações, o procurador jurídico da prefeitura do município e o prefeito Milhomem, teriam afirmado que os indígenas foram influenciados por dois vereadores de oposição a invadirem o prédio da prefeitura. 
Eles relataram e informou à Polícia Federal de Redenção, sobre o fato dos vereadores estarem envolvidos no caso e influenciado os índios a cometer a manifestação e ocupar o prédio público. Alguns funcionários da prefeitura ficaram presos dentro do prédio e não puderam sair do local. (Fonte: oblogdojoseaugusto.blogspot.com / texto: José Augusto)


Nenhum comentário:

Postar um comentário