segunda-feira, 26 de maio de 2014

Polícia Civil já concluiu 60% do Curso de Formação Técnico-Profissional de Policiais Civis

A Polícia Civil já concluiu 60% do Curso de Formação Técnico-Profissional de Policiais Civis do Estado do Pará. As aulas do Curso, que faz parte da segunda fase do concurso público para novos policiais civis, são coordenadas pela Academia da Polícia Civil (Acadepol). Atualmente, detalha a titular da Acadepol, delegada Liane Martins, os candidatos aos cargos delegado, escrivão, papiloscopista e investigador, passam por estágio supervisionado em Delegacias, Seccionais, Divisões Especializadas e na sede da Delegacia-Geral, onde aprendem, na prática, as atividades que irão desenvolver na vida profissional, cuja teoria foi repassada durante as aulas na sede da Academia. A previsão de encerramento do curso é no próximo mês de julho. 

Durante o período de estágio supervisionado, os alunos passam o dia dentro de unidades policiais, na Região Metropolitana de Belém, onde passam a conhecer o cotidiano do trabalho de Polícia Judiciária, desde o registro do boletim de ocorrência policial até a realização de procedimentos de prisão em flagrante, audiências e cumprimento de mandados judiciais.
Nas Delegacias de Polícia, os alunos da Academia de Polícia Civil vêem de perto os desafios e os resultados das ações policiais de combate ao crime. Já a turma de papiloscopistas, profissional da Polícia Civil responsável em atuar na identificação humana por meio das impressões digitais, passou a conhecer o funcionamento do laboratório de Perícias Papiloscópicas, sediado na Delegacia-Geral. 
No local, são feitas análises periciais de objetos apreendidos dentro de inquéritos policiais, como forma de auxiliar investigações de crimes. Durante uma das aulas, no laboratório, os alunos da turma de papiloscopistas puderam conhecer os itens de segurança que compõem a carteira de identidade, como o talho-doce, a marca d’água e os fios de segurança. Alguns dos itens não podem ser vistos a olho-nu, sendo necessário o uso de equipamento apropriado existente no laboratório. A aula é ministrada pelo papiloscopista policial Doriedson Silva, da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” (DIDEM), da Polícia Civil do Pará.
O Curso de Formação Técnico-Profissional de Policiais Civis visa formar 401 futuros policiais civis, que estão atualmente divididos em 14 turmas. Os alunos já assistiram às aulas sobre assunto diversos como prevenção, mediação e resolução de conflitos; Criminologia; Armamento, munição e Tiro; Direitos Humanos; Relações Interpessoais; Fundamentos de Polícia Comunitária, Atendimento Pré-Hospitalar e Gestão por Resultados. Os alunos também passaram por atividades físicas e aulas práticas de tiro tático no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário