quarta-feira, 15 de maio de 2013

Vinte abatedouros fechados no interior


As ações de fiscalizações realizadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) resultaram no fechamento de 20 abatedouros no Sul e Sudeste do Pará. O período de fiscalizações foi de 16 a 30 de abril e abrangeu os municípios de Redenção, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte, Pau D’Arco, Xinguara, Tucumã e São Geraldo. 
De acordo com Sálvio Freire, diretor operacional da Adepará, e responsável pelas fiscalizações na região, Redenção foi o município que mais teve abatedouros fechados, um total de seis. Segundo Sálvio, foram aplicadas cerca de 35 autuações por falta da GTA (Guia de Trânsito  Animal), que contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal.
O diretor enfatiza que o órgão continuará com as ações de combate à clandestinidade. Segundo ele, é importante que os estabelecimentos procurem a entidade ou a vigilância sanitária para regularização, caso o interesse seja apenas comercializar dentro do município. “A Adepará está recomendando a implantação de um projeto de lei de inspeção municipal, isso será coordenado pelas prefeituras e é importante os estabelecimentos procurarem saber como isso está ocorrendo”.
Para os que pretendem levar o comércio a um nível maior, fora do município, ele encoraja os estabelecimentos a realizar o seu registro de inspeção estadual. “É um processo um pouco mais demorado, mas que garantirá que aquele abatedouro realize suas atividades dentro da legalidade”.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário