sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tufão arranca telhados de casas e deixa familias desabrigadas em Casa de Tábua

Um vendaval ocorrido na tarde de ontem quinta-feira (25), destruiu casas, arrancou telhados, derrubou muros, arvores e deixou varias famílias desabrigadas no Distrito de Casa de Tábua, em Santa Maria das Barreiras, no extremo sul do Pará. O tufão como foi chamada pelos moradores, atingido pelo, passou por dentro do distrito e segui em direção a região da área de Assentamento da Codespar, deixando um verdadeiro rastro de destruição em Casa de Tabua. De acordo com o trabalhador Gilberto Feitosa dos Santos, o pé de vento começou por volta das 5 hs da tarde e em poucos segundos destruiu sua casa de madeira de quatro cômodos destruindo também todos os aparelhos de eletrodomésticos. ‘’Foi tudo muito rápido, o vento levantou minha pequena casa do alicerce de tijolo e jogou pra longe, o que restou foi somente o baldame e o piso do chão’’. Na hora do vendaval a esposa Gilberto estava dentro da casa com duas crianças menores filha do casal.
Situação de medo e desespero enfrentou dona Maria da Natividade, o forte vento arrancou as telhas com todo o madeiramento do telhado, que foi jogado para fora do quintal. Ela juntamente com o esposo que tem dificuldade de locomoção teve que se esconder dentro do banheiro , juntamente com mais três crianças que brincavam na sala no momento do temporal. ‘’Foi um milagre nenhum de nós termos não termos sido atingidos pelas e pedaços de paus que voaram juntamente com o telhado’’ contou Maria Natividade. Documentos, roupas, colchões, objetos eletro e eletrônicos ficaram todos molhados ao relento.
Com a força do vento o telhado da Ginásio de Esportes que está em fase de conclusão e que seria inaugurado no mês novembro veio abaixo. A torre onde seria implantado o sistema de telefonia móvel e telefonia rural de Casa de Tábua foi destruída pelo vendaval.
No setor Itamariti localizado na parte alta do distrito, varais casas foram atingidas com a ação do tufão. Toda área coberta de uma Casa de Shows foi destruída, causando um grande prejuízo para a proprietária. Na manhã desta sexta-feira (26), varias famílias atingidas pelo temporal contabilizavam o prejuízos e tentavam recuperar o que sobrou da tragédia. O sentimento de solidariedade tomou conta de muitos moradores do distrito quer tão logo passou o vendaval, que se reuniram para ajudar aqueles que ficaram sem um lar para passar a noite. Muitos estão fazendo arrecadações e coletas para ajudar a reconstruir o telhado daqueles que não tem condições financeiras de adquirir as telhas e outros materiais necessários. O prefeito Odacir Dal Santo, que estava viajando , tão logo soube do acontecido retornou para o município, e disse para a imprensa que vai estar tentando ajuda junto a Defesa Civil, para aquelas famílias ficaram em situação de dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário