Em Redenção o processo de votação do plebiscito para divisão do Estado do Pará, ocorreu dentro da maior normalidade, calmaria e sem atropelo.
Nas 157 seções de votação, o movimento maior foi no período da manhã, onde os eleitores esperavam nas filas pelo momento em que eram convidados a votar pelos mesários e presidentes de sessões. Um dos grandes destaques da votação, foi a falta de fiscais da frente do NÃO em quase todas as sessões da 059 zona eleitoral.
Um dos destaques da eleição em Redenção, foi o grande número de crianças que na companhia de seus pais acompanharam de perto a votação e até mesmo apertaram a tecla das urnas de votação, demonstrando que acompanharam o processo de campanha. A pequena Iasmin Sales Farias, de apenas 4 anos de idade, pediu para a mãe deixar ela votar ,para criar o Estado do Carajás e Tapajós.
Daniel Santos Silva, também foi outro que fez questão de acompanhar a mãe na hora da votação. ‘’Eu vim ajudar minha mãe votar, para ela não ter problema dela votar errado, eu mesmo apertei o 77 duas vezes, para criar o nosso estado’’ , disse Daniel.
Uma demonstração de cidadania foi da aposentada Ceci Santos, de 73 anos, que mesmo tendo problemas de mobilização, fez questão de ir a Escola Maria Conceição Corrêa, e votar em favor da divisão do Estado. Amparada pelos braços de uma das filhas, dona Ceci, disse que há anos, que ela esperava pelo momento de votar pela criação de um Estado, que realmente resolvesse os problemas da população esquecida. ‘’Eu fiz questão vir votar, mesmo estando com problemas para andar, por que sei que meu voto tem grande importância dentro desse processo de votação’’ disse a aposentada.
Depois da votação encerrada e as informações de que o não estava vencendo grande parte da população de recolheu, pesarosa pela derrota e em ver o sonho de melhorias para a região ter sido um fracasso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário