A Polícia Federal apresentou para imprensa nesta terça-feira (1º) o balanço da operação Duas Vendas, que fechou garimpos clandestinos na região do sul do Pará. Na operação, foi realizado o resgate de 22 trabalhadores submetidos a condições degradantes de trabalho, seis garimpos ilegais foram fechados e maquinários e equipamentos usados na atividade ilegal foram aprendidos.
A operação que início no dia 26 de maio, atingiu seu ápice nessa terça-feira 1º e contou com a participação de cerca de 17 agentes federais e integrantes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel - GEFM, composto por um procurador do Ministério Público do Trabalho, quatro auditores fiscais do trabalho e um defensor público da União. A ação teve como principal objetivo, combater delitos de redução de trabalhador a condição análoga à de escravo, usurpação de bens da União e crimes ambientais em áreas rurais dos municípios de Rio Maria e Água Azul do Norte.
Segundo a Polícia Federal, a atividade representa risco à saúde dos trabalhadores pelo uso indiscriminado de mercúrio, polui leitos dos rios e causa danos irreparáveis a fauna e a flora do local atingido. O dano ambiental será quantificado através de perícia da Polícia Federal. Assessoria de Comunicação Social- Delegacia de Polícia Federal de Redenção-PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário