segunda-feira, 22 de junho de 2020

Vencedores: Cerca de 80 indígenas curados do coronavírus retornaram para suas aldeias


A comunidade Indígena Kaypó, assim como a direção do Distrito de Saúde Indígena-Desei de Redenção, comemoram  a recuperação de 80 indígenas que venceram a COVID-19.    
Os indígenas, que estavam em tratamento e isolamento social nas dependências da Escola 13 de Maio, na cidade de Redenção, no sul do Pará, receberam alta médica na última sexta-feira (19), e retornaram para suas respectivas aldeias, após passar por tratamento contra a doença, na escola municipal que destinada para abrigar indígenas infectados pela COVID-19.


De acordo com o coordenador do Distrito de Saúde, Lázaro Marinho, os 80 pacientes que incluem, homens, mulheres, jovens, crianças e adultos, após passarem por uma análise clínica, por médicos e enfermeiros, foram liberados  para retornar para as suas respectivas aldeias.  ‘’Todo esse tempo em que os 80 indígenas estavam em isolamento social na escola, eles foram acompanhado por uma equipe médica, formada por médicos, técnicos e enfermeiros, que após, realizarem a avalição médica, constataram que os 80 pacientes indigenas estavam curados e poderiam retornar para suas aldeias’’, disse Lazaro Marinho.
Ainda segundo Lázaro Marinho, os indígenas curados, são integrantes de aldeias dos municípios de Cumaru do Norte, Bannach e Pau D’arco. A saída do local onde ocorre o tratamento dos indígenas diagnosticados com COVID-19, foi marcado por muita emoção e solidariedade. Orações de agradecimento a Deus pela recuperação dos indígenas marcou o momento em que os pacientes deixavam  as dependências da escola em retorno para casa.   Dinho Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário