quarta-feira, 20 de maio de 2020

Curtinhas da Política com Dinho Santos

Pode voltar 

 O processo eleitoral no município de Santa Maria das Barreiras, neste ano de 2020, está apresentando personalidades e lideranças políticas que já ocuparam cargos importantes na esfera do legislativo no passado.  Uma das lideranças que vai participar da campanha eleitoral é o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores,  Alduides Amâncio  que foi vereador por dois mandatos consecutivos
Marca registrada

 A grande marca registrada de Alduides, como presidente do parlamento municipal de Santa Maria das Barreiras, foi a construção do prédio da Câmara Municipal de Vereadores, que antes da gestão do ex-presidente, funcionava em um espaço não muito aconchegante.  A verba para construção da importante obra, foi destinada pelo ex-governador Almir Gabriel, e fruto das e vindas do ex- edil a capital do estado do Pará.
 Façanha  

A história da família Amâncio em Santa Maria das Barreiras,  pode se igualar a da família do atual presidente da República Jair Bolsonaro. Na disputa eleitoral deste ano a família vai tentar ocupar duas cadeiras no parlamento municipal, com Alduides Amâncio-PSD  e Carlos Eduardo Amâncio de Souza-PSDB, o popular ‘’Amancinho’’, que vai tentar a reeleição ao cargo de vereador. Já Emivaldo Amâncio, almeja ocupar a cadeira de gestor municipal.
  Casos de família I

  As eleições no município de Cumaru do Norte,  tem situações que mais parecem o programa Casos de Família  da jornalista Maria Cristina do SBT. Duas famílias vivem situações inusitadas e diferentes na política na região do sul do Pará.  O pré candidato a prefeito Célio Marcos,  o popular Nego,  tem como um dos adversário político a sogra Vilma Silva, a ‘’Vilminha’’, ex-secretária de  Educação do município e  pré-candidata a prefeita do PTB.

Em quem será ?  

No primeiro caso a grande pergunta é, em quem Adriana Silva, esposa do vice-prefeito e pré-candidato a prefeito vai votar,  caso as candidaturas se consolidem. Será que Adriana, vai votar na mãe professora ‘’Vilminha’’ ou vai votar no esposo Nego?. Essa pergunta somente a postulante ao cargo de primeira dama pode responder.
 Caso de família II


A outra situação também que chama atenção nas eleições de Cumaru do Norte é a pré-candidatura de dois concunhados que vão disputar o cargo majoritário.  O empresário Elizeu Araújo é pré-candidato a prefeito do PSC, partido do senador Zequinha Marinho, enquanto que o ex-vice prefeito e ex-vereador  Ademilson Clemente é pré-candidato a prefeito pelo PL do deputado Alex Santiago.  Nesse caso, duas irmãs são candidatas indiretamente ao cargo de primeira dama do município. Casos incomuns na política de Cumaru do Norte.
Hospital de Campanha

O governador do Estado do Pará, assinou na tarde da terça-feira (19) o convênio para implantação em Redenção do Hospital de Campanha, que terá 60 leitos, para atendimento de pessoas com suspeitas e casos de COVID-19. O hospital que terá 10 leitos de UTIs, será implantado com a finalidade de dar suporte a pacientes dos 15 municípios que compõem a região do Araguaia paraense.
Polêmica
Até momentos antes da assinatura do convênio para implantação do Hospital de Campanha, havia muita comemoração nas redes sociais por parte da lideranças políticas e admiradores do governador Helder Barbalho, que comemoravam a vinda do benefício para Redenção.  Depois que foi anunciado que o Hospital de Campanha será instalado nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Marcus Valério, inaugurada no ano passado, vários internautas criticaram a decisão do governador de usar a escola para implantação da unidade de saúde.
Diretor criticou

Nas redes sociais o  diretor da escola Antônio Carlos Brito, lamentou a decisão.  Lamentável!!
‘’Mas o prédio da Escola Marcus Valério Barbosa,  não pode servir de Hospital de Campanha, a Escola Palma Muniz Funciona lá há mais de 1 ano com 900 alunos matriculados.Todos os equipamentos, documentos importantes, mobiliários educacionais, equipamentos educacionais e mais de 29.000 arquivos de alunos que estudaram. Não Justifica sermos desalojados sendo que existem dois prédios grandes do Governo do Estado em Redenção: o prédio original da Escola Palma Muniz do Centro da cidade, o qual está semi-abandonado e o prédio da Escola Agrícola que está abandonado pelo Secretaria de Estado’’, desabafou o diretor.
Presente de Grego

Na opinião do vereador Joás Possidônio (PDT) o Hospital de Campanha será um presente de grego para o município de Redenção. Segundo o vereador, depois que  for desmontado todos os equipamentos do hospital de campanha será levado de volta e nada ficará em Redenção. Joás Possidônio, sugere a remoção do Delegacia de Polícia Civil, que funciona aos fundos do Hospital Municipal Drª Yraci e no local se faça a ampliação do hospital com a instalação de UTis que permanente  na unidade médica.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário