domingo, 29 de dezembro de 2019

Santa Maria das Barreiras: Projeto Quelônios permite soltura de seis mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia


O Projeto Quelônios promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria das Barreiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que conta com o apoio de moradores, ribeirinhos, pescadores e do prefeito José Barbosa de Faria, o popular ‘’Mussum’’, está promovendo o repovoamento de tartarugas da Amazônia e tracajás no Rio Araguaia. A área de repovoamento das espécies está localizada dentro dos limites do município de Santa Maria das Barreiras e o Estado do Tocantins. Este ano foram soltos cerca de seis mil filhotes em uma praia próximo a sede do município. O projeto coordenado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Cristóvão Lima, contou com a participação de servidores da SEMA, que realizaram o trabalho de  coleta dos ovos, tratamento nos viveiros e soltura dos filhotes da praia. O prefeito José Barbosa, o ‘’Mussum’’ que tem sido um dos maiores incentivadores do projeto, participou da soltura dos 6 mil filhotes que após adquirir resistência contra os predadores foram devolvidos a natureza.  
Na vida adulta, a tartaruga-da-amazônia pode chegar até a um metro de tamanho e pesar cerca de 60 quilos. Mussum, destacou a participação de todos os que se envolveram  no projeto de grande importância na questão de educação e preservação ambiental. 
“Aqui é um projeto que está envolvida toda uma sociedade,  os órgãos ambientais, a iniciativa privada e os voluntários, isso fortalece a cada ano a execução do projeto’’, disse Mussum.
 O secretário Cristóvão Lima,  disse que, além dos predadores naturais e das questões ambientais, a ação antrópica também é responsável pela diminuição das populações de quelônios. “Sabemos que na natureza, apenas 2% dos quelônios que chegam ao rio conseguem sobreviver. Com o projeto de acompanhamento, conseguimos aumentar essa chance para 13%, mas o maior predador da tartaruga na fase adulta não é nem os animais e sim o homem, com a pesca irregular”, ressaltou. Dinho Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário