Os quatro projetos
apresentados por alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Deuzuita
de Queiroz, da cidade de Redenção, foram premiados na Feira de Tecnologia e
Ciência, promovido pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do
Pará-Unifesspa, na cidade de Marabá.
A Amostra Cientifica apresentou projetos de dos 15 municípios da região do sul do Pará, nas modalidades do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico e Ensino Superior. Tendo como orientador o professor Aerton Francisco de Lima, o projeto, Microscópio Acessível de Alta Projeção, desenvolvidos pelos alunos Samuel Felipe Lopes Alves, Guilherme Silva Cerpa, ganhou o primeiro lugar. O projeto desenvolvido na área de Ciências e suas tecnologias, especialmente na parte da citologia, mostrou a importância de associar a teoria e a prática e a importância da utilização do microscópio nas atividades pedagógicas. Entretanto, o custo elevado inviabiliza o acesso de tal instrumento, dessa forma esse projeto objetiva apresentar uma alternativa viável de produção e utilização de microscópio acessível de alta resolução nas unidades escolares. Tendo como orientador o professor Aerton Francisco o projeto, Aquecedor de Água Alternativo, desenvolvido pelos alunos Carlos Eduardo da Silva Guimarães e Valentino Coelho, foi outro premiado com o 1º lugar. O projeto mostrou que as fontes de energia sustentável têm configurado como alternativas em um momento social que instiga a atenção com meio ambiente. Dessa forma, esse projeto pretende apresentar um modelo de aquecedor de água a partir de garrafas Pets e caixas de leite, através de pesquisa bibliográfica e realização de experimentos testando o modelo proposto tendo como base os estudos sobre densidade, efeito estufa e transmissão de calor por convecção. Na área da Lingüística, o projeto Dicionário de Gíria e Expressões Populares Entre os Alunos da Escola Deuzuíta, apresentado pelos alunos Lívia de Araujo de Oliveira e Andressa Desengrini Mayer, obteve a primeira colocação.
Orientado pelo professor Valderes França
Nunes Alves, o projeto mostrou que as gírias constituem-se códigos
linguísticos comuns ao vocabulário dos jovens. Entretanto, seu registro e
significado são desconhecidos por uma parte considerável da sociedade. O
trabalho pretende apresentar as gírias mais comuns ao universo juvenil e
organizá-las em um dicionário produzido pelas discentes. Para tanto se utilizou
uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Finalizamos organizando e
formatando os dados em um dicionário linguístico. O projeto: CICLO GERADOR DE ENERGIA
(POWER, BIKE), desenvolvido
pelos alunos Augusto Soares Nunes da Silva e
Higor Rozette Vicente Guimarães, obteve o segundo lugar . O projeto partiu da dificuldade dos adeptos do ciclismo em conciliar a prática esportiva e a utilização de aparelho celular, sem que mesmo descarregue durante a prática esportiva. Orientados pelo professor André Leozir Siqueira, os alunos desenvolveram o projeto onde o ciclista ao mesmo tempo que pelada a bicicleta gera energia para carregar o aparelho celular e assim escutar música ao andar de bicicleta, sem a preocupação do aparelho descarregar.
Para o diretor Sergio Ricardo de Azevedo,
Frei Ricardo, a conquista dos alunos representa o inicio de uma vida de
conquista da escola e dos alunos. ’Hoje é dia de comemorar a grande conquista
os alunos que conquistaram os primeiros e e o segundo lugar na Amostra
Cientifica da Unisfesspa, esse prêmio e o início da preparação para uma
carreira brilhantes dos nossos alunos. O premio é o resultado do trabalho de
todos aqueles que compõem a equipe da Escola Deuzuita de Queiroz’’,comemora
Frei Ricardo. Dinho Santos Higor Rozette Vicente Guimarães, obteve o segundo lugar . O projeto partiu da dificuldade dos adeptos do ciclismo em conciliar a prática esportiva e a utilização de aparelho celular, sem que mesmo descarregue durante a prática esportiva. Orientados pelo professor André Leozir Siqueira, os alunos desenvolveram o projeto onde o ciclista ao mesmo tempo que pelada a bicicleta gera energia para carregar o aparelho celular e assim escutar música ao andar de bicicleta, sem a preocupação do aparelho descarregar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário