sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Redenção: Indios Kayapós interrompem cerimônia de inauguração para entregar documento ao ministro Helder Barbalho



Um grupo de indígenas da etnia Kaypó, interromperam por alguns minutos a cerimônia de inauguração do Ginásio Poliesportivo da Escola Irmã Gabriela, no Setor Marechal Rondon, na cidade de Redenção, onde participavam da solenidade o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a deputada federal Elcione Barbalho, o prefeito Carlo Iavé  e várias outras autoridades e populares, na manhã desta sexta-feira (17). 



Por alguns instantes o público presente, ficou meio que espantado, sem entender o quer estava acontecendo, pois os indígenas adentraram ao local, cantando a música da guerra, pintados, alguns com bordunas, cartazes nas mãos, no momento em que o secretário municipal de Educação, professor Vanderly Moreira, fazia o seu discurso.  Um dois líderes do grupo,  pegou o microfone, pediu desculpas aos presentes por interromper a solenidade e disse que o intuído do grupo era apenas entregar ao Ministro Helder Barbalho, um documento, solicitando que ele leve ao conhecimento do Presidente Michel Temer, que os índios não aceitam a nomeação do ex-vereador de Redenção, Lazaro Marinho, no cargo de coordenador regional do Distrito Sanitário Especial Indígena-Desei, órgão responsável pela administração da saúde indígena de 15 municípios da região do Sul do Pará.   ‘’Nós como primeiros habitantes desta terra, queremos apenas que nossos direitos sejam respeitados, nós não queremos a pessoa que foi indicada pela deputada federal Júlia Marinho, para tomar conta da saúde indígena’’, explicou o líder. 


Com uma postura de estadista, o Ministro Helder Barbalho, levantou-se da mesa das autoridades, foi ao encontro dos manifestantes e garantiu aos  indígenas que ele vai levar ao conhecimento do presidente Michel Temer o pedido da comunidade Kayapó. Após a entrega do  documento e ter solicitado que o ministro assinasse uma das vias do documento os indígenas deixaram ao recinto. Desde do dia em que a  nomeação de Lázaro Marinho, foi publicada no Diário Oficial, os indígenas iniciaram uma série de protestos contra a indicação do ex-vereador.    Dinho Santos      




Nenhum comentário:

Postar um comentário