terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Pau Darco: Prefeito Fredson Participa de mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti




A Prefeitura Municipal de Pau D’arco, através da Secretaria Municipal de Saúde de Pau D’arco, coordenada pelo prefeito secretário de saúde, Domingos Guedes, visa combater o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya no município.


 O mutirão contou com a participação do prefeito Fredson Pereira, percorreu varias ruas da cidade, recolhendo lixo e recipientes que facilitam a proliferação do mosquito transmissor das doenças. Somente no período da manhã, foram recolhidos 12 caminhões de lixo. Garrafas, tampinhas, pneus velhos, sacos plásticos e outros recipientes que acumulam água, foram os principais matérias recolhidos no mutirão. 





De acordo com o prefeito Fredson Pereira, logo assim que assumiu a gestão do munícipio, ele solicitou uma ação da 12ª Regional de Saúde de Conceição do Araguaia, para fazer um levantamento sobre os índices de dengue e calazar no município, pois existia a suspeita da existência de focos das doenças. Segundo o prefeito o programa desenvolvido pela 12ª Regional de Saúde,  revelou que o índice de foco da dengue estava em 7%, onde  o normal é de 1%. De 29 amostras de sangue de cães recolhidos pelos agentes de endemias, 21 revelaram que os cães estavam infectado  pela doença Calazar. Para alertar a população do perigo de uma epidemia a prefeitura convocou todos os servidores públicos e população para o mutirão de conscientização e limpeza dos quintais, lotes vazios e ruas da cidade. Segundo o prefeito a população atendeu o chamado e ele espera que a comunidade continue a fazer a sua parte. ‘’Eu estou feliz com a participação da população, mas espero que não seja mais necessário fazer um mutirão como o de hoje, pois acredito que a população vai se conscientizar de que é necessário que ela mantenha seu quintal limpo evitando  a formação de criadouros e a proliferação do mosquito Aedes Agepty’’, disse Fredson. 





De acordo com o gestor  o ameaça de surto da doença no município, ocorreu devido a gestão anterior não ter feito o dever de casa. 

‘’ Essa situação de ameaça de epidemia no município de Pau D’arco, está ocorrendo pelo fato da gestão anterior não te feito um trabalho de continuo, permanente, com profissionais de saúde nas casas, com os profissionais de educação trabalhando o tema nas sala de aula, enfim, foram muitas as falhas que serão corrigidas no nosso governo para que a população não ser afetada mais com esse problema de ameaça de epidemia em nosso município’’, finalizou Fredson.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário