terça-feira, 11 de outubro de 2016

Polícia Civil prendeu um homem acusado de extorquir pecuaristas da região do sul do Pará

Uma operação realizada pela Polícia Civil, comandada pelos delegados Antônio Miranda Neto, chefe da  Superintendência Regional de Polícia Civil do Araguaia Paraense, e Valdivino Miranda, da Delegacia de Conflitos Agrário-DECA, com sede na cidade de Redenção, prendeu um homem acusado de extorquir  pecuaristas da região do sul do Pará. 



Geraldo Pereira Cardoso, vulgo ‘’Geraldinho’’,  foi preso na manhã desta terça-feira (11), na cidade de Tucumã, sul do Pará, durante a a “Operação Terra Prometida”. A prisão do acusado ocorreu em  cumprimento a mandados de prisão preventiva  e busca e apreensão expedidos pelo Justiça da  cidade de  São Félix do Xingu. Geraldo Cardoso, é alvo de investigações pela PC, pelas acusações dos crimes de estelionato, associação criminosa armada e falsidade ideológica. De acordo com a polícia os crimes teria sido praticado  contra pecuaristas na região Sul do Pará. Ele é acusado de chefiar e organizava um grupo de pessoas que invadiam posses ou propriedades rurais na região do município de São Felix do Xingu. O grupo fazia pressão psicológica, nos donos de terras invadidas,  forçando dessa forma os fazendeiros a  negociar a saída dos ocupantes da área mediante pagamento em dinheiro, ou os fazendeiros resolviam vender as terras para alguém interessado que acabava negociando com os invasores a saída. De acordo com as investigações, houve um caso em que  ‘’Geraldinho’’,  e integrantes do bando, negociaram com os fazendeiros que recém adquiriram uma área de terra, onde o recebimento os valores da negociação ultrapassou a casa dos dois milhões de reais. Esses valores seriam repassados aos demais acampados como forma de indenização pelos gastos que tiveram no local. Geraldinho e outros coordenadores, teriam se apossado da maior parte do valor arrecadado.

De acordo com a polícia o acusado e o bando já planejavam deslocamento para a região de Altamira, onde atuariam na prática criminosa. Em poder de Geraldinho, foi encontrada  uma espingarda calibre 16, munição e um colete a prova de balas da Polícia Militar. De acordo com o  delegado Antônio Miranda, a ação  da PC, representa a busca incessante pela  pacificação e paz no campo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário