sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Check-Up

Sonhando alto
A ex-primeira-dama de Redenção, Érica de Cássia, resolveu trilhar o caminho do ex-marido JPC. Decidiu que é pré-candidata a prefeita e foi para o mesmo partido que Jorge Paulo perdeu para Wagner Fontes ao tentar a reeleição, o PMDB. Antes, Érica tentou o comando do PTB de WF, chegando a dar entrada na Comissão Provisória em Belém, mas esbarrou na força o ex-prefeito e teve que buscar outro caminho.
Será?
Fontes ligadas ao PMDB garantem que o prefeito Vanderlei Coimbra abandonou o PRP partido pelo qual se elegeu e foi buscar abrigo no PMDB de Helder Barbalho. Com isso, o partido de Moisés Carvalho, Mazinho da Juary e outros grandes empresários e formadores de opinião, passa a ter dois pré-candidatos a prefeito: Vanderlei Coimbra e Érica de Cássia.
Estratégia
Para abrigar dois pré-candidatos no PMDB o discurso foi simples, quem estiver melhor nas pesquisas sai na cabeça. Tanto VC como EC acham que estarão na frente nas pesquisas. O prefeito confia no poder da máquina e a ex de JPC aposta no hiper mega desgaste do “governo levado a sério”. Na convenção, se de fato isto se confirmar, alguém vai chorar o leite derramado.

Pode mudar
Com a Reforma Política sancionada e publicada pela presidente Dilma, muita coisa pode mudar. Inclusive o próprio prefeito pode esperar para o mês de março do próximo ano para fazer a filiação no PMDB. Daqui pra lá o cenário pode ser outro.
Alívio
Para quem queria mudar de partido e temia perder o mandato, a reforma política trouxe um grande alivio. Alex Santiago, por exemplo, agora vai esperar o mês de março para se filiar ao PPS e não perder o mandato. A exemplo dele muitos outros vereadores e deputados seguirão o mesmo caminho.
Frustação
Muita gente apostava que a presidente Dilma iria vetar a chamada ‘janela’ na reforma da lei eleitoral, que permite detentores de mandato mudar de partido sem perder a cadeira. O argumento era que como o PT está em crise seria o partido que mais perderia com a nova Lei, entretanto se esqueceu de que Dilma está no segundo mandato e no topo do poder. O que ela mais quer é pelo menos concluir o mandato e não está nem aí para os petistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário