quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Com dengue sob controle, calazar preocupa Redenção



Com o período de chuvas chegando em Redenção, boa parte da população começa a ficar preocupada com um possível surto de dengue. Porém, a coordenadoria de endemias do município afirma que a doença está controlada, e que a preocupação na área da saúde é outra: a leishmaniose visceral.
Segundo o órgão, 47 agentes de saúde realizam visitas diárias a cerca de mil residências por dia, e que depósitos de larvas do mosquito transmissor da dengue só são encontradas em cerca de três a cada 100 casas vistoriadas, índice inferior aos dos anos anteriores. A coordenadoria ainda afirma que poucos casos foram notificados e nenhuma morte pela doença foi confirmada no município em 2014.
Entretanto, o órgão também afirma que o que tem preocupado o município é a leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, doença que pode ser transmitida tanto por mosquitos quanto por outros animais infectados, como cães e roedores.
Nos hospitais do município, diversos pacientes e animais estão sendo submetidos a exames médicos que confirmam a doença.
O calazar é provocado por um protozoário e não é contagiosa de uma pessoa para outra. Os principais sintomas são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.
(DOL com informações do Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário