segunda-feira, 16 de junho de 2014

Polícia Civil desloca equipes de Belém para Ourilândia do Norte

A Polícia Civil do Pará deslocou neste domingo (15) equipes para Ourilândia do Norte, no sudeste do estado, para tentar negociar a saída de indígenas da entrada da sede do projeto Onça Puma, de produção de ferroníquel, da mineradora Vale. O diretor de polícia do interior, João Bosco Rodrigues, e o delegado Gilvandro Furtado estão no local, mas até o momento não houve acordo com os índios.
O investigador da PC no município, João Nunes, informou que o clima na área continua tenso, porém não houve nenhum ato violento nem confronto entre polícia e indígenas da etnia Xikrin do Cateté. Ele informou ainda que o número de índios na entrada da sede do projeto varia muito durante o dia.
Até o último sábado (14), a polícia informou que oito funcionários eram mantidos dentro da empresa, e estavam impedidos de sair.
Em nota, a Vale confirmou que os índios bloqueiam a entrada do projeto Onça Puma desde a manhã de quinta-feira (12).  Ainda de acordo com a mineradora, os índios reivindicam mudanças na proposta de acordo em andamento entre a empresa, Funai e Ministério Público Federal, que prevê o repasse de recursos em custeio e projetos para as comunidades indígenas, mas os manifestantes pedem que o repasse seja feito integralmente em custeio e que haja verba adicional para projetos.
A empresa diz que já está sendo dado o devido encaminhamento para as questões acordadas com as demais comunidades indígenas da região e que repudia qualquer forma de violência que ponha em risco a vida e a segurança dos empregados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário