quinta-feira, 12 de junho de 2014

Executiva sai em defesa de Jatene

Um dia após o anúncio de que o senador Mário Couto baterá chapa com o governador Simão Jatene na disputa pela vaga de candidato ao governo pelo PSDB, tucanos que apoiam o governador começaram a trabalhar para conter o estrago causado pela exibição pública da crise interna.


Uma das primeiras medidas foi a divulgação de uma nota assinada pela executiva estadual, deputados e prefeitos do grupo jatenista. No documento, o grupo declara “total e irrestrito apoio à reeleição do governador” e afirma que a candidatura de Jatene à reeleição é a “mais legítima”. 
Na nota, o grupo afirma que Jatene fez uma série de mudanças importantes no Estado. “Certamente ainda há muito o que fazer, mas o importante é que estamos avançando com passos firmes. O Pará está mudando e encontrando o seu caminho. Um caminho que nos leva para frente e não para trás”.
A nota articulada pela executiva do PSDB foi motivada pelas declarações feitas pelo senador Mário Couto na tarde desta quarta-feira (11). Diante da imprensa, o senador anunciou que apresentará sua pré-candidatura ao governo do Estado na convenção do PSDB, marcada para o próximo dia 30. “Eu estarei na convenção batendo chapa com Simão Jatene. Aquele que tiver mais votos dos convencionais será o candidato do PSDB”, anunciou o senador.

DECISÃO
A decisão de Couto foi tomada após se sentir traído com a decisão de Jatene de apoiar a candidatura do vice governador Helensilon Pontes, que é do PSD, ao Senado. Na prática, as duas candidaturas ao Senado na base aliada diminuem as chances de Couto conseguir a reeleição. 
“Já trabalhei muito pelo partido e, neste momento, tudo o que preciso é de uma vaga para disputar o Senado. Mas através do seu governador, ele diz que tem que ter mais de um candidato para garantir um tempo maior de televisão. Se eu não tenho condições porque não me querem dar a vaga, tenho direito de ser candidato ao governo”, disse o senador, na entrevista de terça-feira. 
Na nota, os tucanos jatenistas afirmam que “em nenhum momento o PSDB negou ao senador Mário Couto o direito de candidatar-se à sua reeleição”. O documento não trata dos motivos que levaram a base aliada a contar com dois candidatos ao Senado.
Ao anunciar que irá para convenção disputar a vaga de candidato com Jatene, Couto disse que os filiados ao partido estão insatisfeitos com a atual direção partidária. O PSDB, afirmou o senador, estaria “desestruturado e perdendo apoios como ocorreu com o DEM”. “Nós estamos no dia 10 e ainda não resolvemos nem a vaga do Senado dentro do partido, enquanto outros já estão lá na frente”, disse, afirmando que espera contar com os descontentes com os atuais rumos do PSDB no Estado para vencer a convenção.
O documento do PSDB é assinado pela executiva estadual, deputados e por 30 prefeitos. Até o fechamento desta edição, Mário Couto não havia sido encontrado para comentar a nota. 
Leia mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário