segunda-feira, 24 de março de 2014

Santa Maria das Barreiras começa e exportar abacaxi para cidades do grande centro brasileiro

Assim como o município de Floresta do Araguaia tornou-se o maior produtor de abacaxi do Brasil exportando o fruto para varias regiões do país, o município de Santa Maria das Barreiras, também caminha para ser o mais novo e promissor município da região do sul do Pará na produção do abacaxi.  A experiência começa a produzir os primeiros milhares de abacaxi perola, que tem proporcionado ao produtor Silvio da Silva, um lucro de aproximadamente 40% logo na primeira safra da plantação de 100 mil pes de abacaxi na pequena propriedade localizada na região da área de Assentamento Agropecus.




Na semana passada, seu Silvio, embarcou para a cidade de Belo Horizonte, 10 caminhões carregados de abacaxi que serão comercializados na capital mineira. No total foram mais de 80 mil frutos, produzidos em apenas um ano de oito meses de plantio.

O fruto de boa qualidade  foi plantado pelo próprio agricultor sem nenhum acompanhamento técnico, apenas utilizando a experiência adquirida com alguns familiares que são produtores na cidade de Floresta do Araguaia. ‘’Eu acreditei no potencial da terra,  não tem adubação, nem irrigação e a terra que é o boa e os processos e cuidados que a plantação requer’, conta o agricultor’.  O apoio da prefeitura vem através da manutenção e conservação das estradas vicinais que dão acesso a plantação por onde os caminhões circulam para embarcar o delicioso fruto. ‘’Eu agradeço ao prefeito Mussum, no trabalho de conservação das estradas que permite o escoamento da produção, sem esse apoio seria difícil transportar o abacaxi produzido’’ relata o produtor.  Semelhante a Silvio outros pequenos produtores da região da Agropecus estão migrando para o cultivo do abacaxi por ver que é um negocio rentável e lucrativo. Como é o caso do produtor Pedro Lima, que plantou cerca de 120 mil pês da fruta e espera colher antes do final do ano. ‘’Eu aposto na produção, tem mercado e não saber de outra cultura por enquanto estou investindo no abacaxi e sei que vou ter lucro e melhorar a qualidade de vida da familia de muitas pessoas que trabalham comigo’’ , conta Pedro Lima.  Durante a colheita na propriedade de Silvio Santos, mais de 25 trabalhadores estavam envolvidos na colheita e embarque do fruto que contribui para a geração de emprego e renda no município. Dinho Santos   

Nenhum comentário:

Postar um comentário