sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Homem entre os mais velhos do mundo mora em Redenção

O nome dele é Martinho de Abreu Lima. Nasceu em 02 de março de 1902. Tem 111 anos e cinco meses. É natural de Mara Rosa, Goiás. Todos os documentos confirmam sua idade, CPF, Carteira de Trabalho, RG e Certidão de Nascimento.  Veio para Redenção na década de 80. Solteiro, nunca constituiu família. Mora com o irmão de 78 anos, Manoel de Abreu Lima no Setor Planalto.





Durante toda a sua vida gostou de beber cachaça e fumar, fumar o Fumo Dubom de Arapiraca Alagoas. Há dois meses deixou de fumar, não por vontade própria, mas o irmão Manoel, percebendo sua saúde fragilizada não disponibilizou mais o tabaco para que ele alimentasse o vicio. Já a bebida alcóolica faz alguns anos que ele pois um ponto final.
O decano Martinho com tantos anos de vida ainda arrisca alguns passos segurando na bengala. É bem humorado e sorri quando provocado acerca da idade. Passa a maior parte do dia sentado em uma cadeira na humilde área da casa. Só consegue ver vulto, mas não distingue mais as imagens.
Quando fotografado discretamente pelo jornalista João Lúcio, perguntou se estava relampeando, referindo se ao flash da câmera. Martinho nem tem consciência que faz parte de um seletíssimo grupo que ultrapassa os cem anos e, depois de cem, somar mais 11 anos, não é pra qualquer um.

A última vez que foi ao médico reclamou de fraqueza nas pernas, o médico geriatra se limitou a dizer que faz parte da idade. Nossa reportagem ouviu o cartório de Mara Rosa no Estado de Goiás. A funcionária de prenome Eliane, confirmou todos os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário