quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Polícia Federal descobre esquema de fraude de transferência de títulos em Santa Maria das Barreiras

A Polícia Federal de Redenção desmontou nesta quarta-feira (03), um esquema de fraude em transferência de título eleitoral quetinha como objetivo favorecer um candidato a vereador e outro a prefeito do PT nas eleições do próximo domingo (07), em Santa Maria das Barreiras, município localizado no sul do Pará. O esquema foi descoberto depois que a polícia federal através que uma denuncia anônima foi informada que no escritório da Matos Financeira, localizada na rua Sergio Luis de Souza, nº 121, no setor Santos Dumont, estava acontecendo á entrega de títulos eleitorais falsificados, por pessoas que não possuíam nenhum vinculo com o Cartório Eleitoral de Conceição do Araguaia.
Quando a polícia federal chegou no local uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo Sargento Aurélio Gomes, e um aglomerado de pessoas pressionando o ex-funcionário da Financeira de nome Wallace Batista da Silva, que segundo os populares havia feito a transferência do titulo eleitoral sem o consentimento dos mesmos. Wallace, juntamente com as onze pessoasforam levados para a Delegacia da Polícia Federal, para prestar esclarecimentos sobre o fato. Para o sargento o policial militar Walace , disse que não trabalhava mais na empresa e que o responsável pela entrega dos títulos falsos, seria o ex patrão dele conhecido por Emival. De acordo com declarações das pessoas que foram levadas para a sede da Polícia Federal em Redenção, o esquema foi montado pelo candidato a vereador Romar Pantoja, do PT, pelo executor do Incra de Conceição do Araguaia EmivaldoAmancio irmão do candidato a prefeito Alduides Amâncio, do PT. Segundo o trabalhador rural Alanio Gil, ele foi procuradopor Romar Pantoja, que lhe fez a promessa de doação de um lote de terra na Fazenda Jaú, juntamente com a esposa Maria Cristina, seu Alanio Gil, formou um grupo de mais 20 pessoas, que preencheram um cadastro, que segundo Romar Pantoja, seria encaminhado para a direção do Incra de Marabá, para elaboração do cadastro. ‘’ O Romar Pantoja, me enganou, se aproveitou do meu sonho de possuir uma terra e me envolveu nessa esquema sujo, na intenção de ganhar votos para ele e para o candidato dele a prefeito. Eu não sabia que meu titulo de eleitor havia sido transferido para outro município,’’ desabafou Gil, constrangido com a situação.
Sargento Aurélio conduziu os envolvidos para Policia Federal procurou vários eleitores de Redenção com a proposta de doação de lotes de terras na área da Fazenda Jaú que estava em fase de desapropriação pelo Incra. SegundoJosilene Spindola de Brito, ela fez um cadastro com Maria Cristina e o esposo dela Alanio Gil, com o propósito de adquirir um lote de terra na Fazenda Jau,para isso ela entregou copias de todos os documentos pessoais, mas não assinou nenhuma autorização para transferência de título eleitoral. A surpresa, veio na semana passada, quando ficou sabendo que seu domicilioeleitoral havia sido transferido para Santa Maria das Barreiras sem sua autorização. ‘’ Eu sou eleitora de Redenção, fiquei espantada quando descobrirque eu votava em outro município. Não sabia desse esquema fraudulento, vou processar todas as pessoas que fizeram isso com o meu nome’’ desabafou Josilene. O delegado Marcelo Seiler, passou o restante da tarde,ouvindo todas as vítimas que foram envolvidas no esquema comandado por Romar Pantoja e Emival, para instauração de um inquérito policial. A polícia não descartou a prisão dos envolvidos no esquema fraudulento que tinha como objetivo eleger o candidato petista, haja feita que os envolvidos no esquema tem ligação direta com o candidato. Há suspeitas de que o esquema consegui fazer mais de mil transferência de títulos eleitorais do município de Redenção para Santa Maria das Barreiras. Diante desse esquema que ameaça a lisura do processo democrático, a polícia federal vai fiscalizar o processo de votação em Santa Maria das Barreiras. Com a descoberta do esquema fraudulento, o candidato a vereador Romar Pantoja e o candidato a prefeito do PT AlduidesAmancio, podem ter o mandato político cassado pela Justiça caso sejam eleitos nas eleições do próximo domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário