sexta-feira, 17 de agosto de 2012

15 mil urnas estão sendo enviadas para o interior

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) finaliza, até o próximo sábado (18), o envio de 15.162 urnas utilizadas nas eleições municipais deste ano para todos os municípios do Estado, exceto Belém e Ananindeua, cujas urnas permanecem no depósito do TRE até o final de setembro. 
Para dar conta do envio do material, dezenas de funcionários trabalham das 8h às 19h, sem dispensar nem mesmo o feriado de ontem. “É um trabalho ágil, mas que precisa de organização e atenção”, diz Eduardo Araújo, chefe da Seção de Logística do Tribunal.

PRAZO
A empresa vencedora da licitação para realizar os trajetos tem o compromisso de entregar todo o equipamento até o dia 31 de agosto e, para isso, deve utilizar transporte rodoviários e fluviais, considerando algumas dificuldades de acesso, como é o caso da região do Baixo Amazonas.
No total, serão utilizadas 19.048 urnas no Pará, das quais cerca de 16 mil são modelo 2009 e 900 urnas são de modelo 2010. “Temos um dos volumes de urnas mais novos do país, sendo as mais antigas de 2004, ou seja, em tempo ainda menor do que o de vida útil da máquina, que é de 10 anos”, explica Eduardo. 
As urnas já deixam o depósito do TRE devidamente identificadas e com o biombo protetor para o dia da votação. Até o momento foram feitos apenas trabalhos de manutenção nelas, mas nas últimas semanas de setembro os equipamentos devem receber o programa de votação junto ao chip com dados dos eleitores para, por fim, serem lacradas. Enquanto isso, elas permanecem guardadas nas zonas eleitorais. 
No Pará, dois municípios, totalizando 44.659 eleitores, contarão com o novo modelo de identificação, por leitura de impressão digital. O sistema, contudo, já está disponível em todas as urnas do Estado e só não será amplamente utilizado devido ao cadastramento de eleitores. “Até agora só fizemos o procedimento em Capanema e Peixe-Boi”, cita Eduardo. 
Para as eleições municipais de outubro deste ano, 5.100.797 eleitores paraenses estão aptos a votar para eleger prefeitos e vereadores. A capital paraense continua sendo o maior colégio eleitoral, com 1.010.199, seguida de Ananindeua, com 275.475 eleitores, e Santarém, que registra 193.873 eleitores. 
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário