quarta-feira, 11 de abril de 2012

Prefeitura e Governo do Estado realizam Seminário de Desenvolvimento Sustentável em Bannach



           Com o objetivo de buscar novas alternativas de desenvolvimento para o município, o prefeito de Bannach Válber Milhomem (PSB) juntamente com setores da produção do governo estado, vão realizar o I Seminário Regional de Desenvolvimento Sustentável. A princípio o evento seria apenas para Bannach, mas com a adesão de vários órgãos do Governo do Estado, a programação se estendeu para outros municípios vizinhos que serão convidados.
O evento acontecerá nos dias 12 e 13 abril e contara com a presença de representante dos seguintes órgãos: Secretário de Estado de Produção, Sidney Rosa; Secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto; Secretário de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPAQ), Henrique Kiyoshi, Diretor do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (ParáRural), Antônio Carlos Rocha; Sec. de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Colares_______; Presidente da Emater/Pá, Cleide Maria e o superintendente da SEPLAC, Raimundo Melo. Também estarão presentes o pres. da AMAT Carajás e prefeito de Tucumã, Celso Lopes; diretor da ADEPARÁ, Mário Moreira; Deputado Estadual Cássio Andrade, como também prefeitos e secretários municipais de agricultura e meio ambiente de toda região. 




O evento esta sendo produzido pela equipe técnica da prefeitura com apoio do SEBRAE e contará com suporte da AMAT – Carajás.
De acordo com o  prefeito Válber Milhomem,  o tema do momento é o ‘Equilíbrio Ambiental e Desenvolvimento sustentavel’ e que os  municípios da região do sul do Pará precisam implantar e fomentar o desenvolvimento, pelo fato de grande parte da  população está centralizada  na zona rural, por isso o homem do campo precisa de qualidade de vida e isso contribuirá com o equilíbrio econômico da região. explicou o prefeito.
Será a primeira vez que o município de estará sediando em evento de tamanha envergadura e de fundamental importância para a região. Por isso vários secretários estaduais estarão participando do evento que tem como  meta conscientizar a população rural a adotar iniciativas de cultivo de culturas variáveis adaptáveis a região. “A piscicultura e cacau poderá ser umas das alternativas adotadas, na vez que no munícipio já existem experimentos que indicam a viabilidade”, disse Válber. Para isto estará presente no Seminário todo o corpo técnico de gestão e desenvolvimento do Governo do Estado, inclusive departamentos de financiamento a produção como o ParáRural.
Para o Secretário Especial de Desenvolvimento Econômico o evento será uma marco para implantação de novas alternativas para a agricultura da região.   “É uma ilusão pensar que a pecuária é a melhor alternativa, existem culturas que rendem muito mais, principalmente para o pequeno e o médio produtor”, disse Sidney Rosa.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário