segunda-feira, 16 de abril de 2012

Deputada Bernadete Ten Caten visita área de assentamento na Cafund


Representantes do Instituto de Colonização de Reforma Agrária de Marabá e Conceição do Araguaia, reuniram com as mais de 270 famílias que residem nos assentamentos Futura e Cafundó, no município de Santa Maria das Barreiras, no extremo sul do Pará. 



A reunião convocada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar-Fetraf  João  Batista Alves Pereira, contou com a participação da deputada estadual Bernadete Ten Caten, (PT), e liderança políticas de diversos municípios da região do sul do Pará, e teve como principal objetivo  levar as informações  aos trabalhadores rurais da area de ocupação,   de como anda o processo de transformação da área invadida, para Projeto de Assentamento.



 O desejo dos colonos e que área  se torne o mais rápido possível em Projeto de Assentamento, para que as famílias passam  ter acesso aos benefícios do Pronaf, Moradia e Fomento, que são benefícios do Governo Federal aos agricultores rurais. Juntam as duas  áreas, somam um total de 2500 alqueires, que atualmente abrigam cerca de 280 famílias, que necessitam de melhorias para uma melhor qualidade de vida.
A deputada Bernadete Tem Caten, disse que está lutando para implantar dentro das duas áreas o  Projeto luz no Campo, mas que devido o pedido de concordata da Rede Celpa o projeto deu uma parada, mas que ele está lutando para dar celeridade ao projeto que sem dúvida vai ajudar em muito para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais.
A deputada disse ainda que o decreto que  transforma as duas áreas de ocupação em  Projeto de Assentamento, está preste a ser assinado e logo em breve ela retornará na região para mostrar a portaria. Juntas as áreas das Fazendas Futura e Cafundó somam cerca de 2.500 alqueires
O executor do Incra de Conceição do Araguaia,  Emivaldo Amâncio, disse que a partir do mês de julho , a população da Cafundó e Futura, estarão sendo atendidas com o atendimento dos técnicos, veterinários e assistência técnica proporcionado pelo Incra. ´´Estamos finalizando o processo de licitação para escolha das prestadoras de serviços que vai atender a todos vocês com tecnologia e assistência técnica que vai contribuir para a produção de alimento e grãos nesta região´, disse Emivaldo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário