A péssima situação da PA que liga Redenção a Conceição do Araguaia fez com que a sociedade organizada de Redenção se mobilizasse para criar um plano de reivindicação para sensibilizar o governo do estado a autorizar a recuperação da estrada. Na noite desta terça feira (31), um grupo formado por vários seguimentos da sociedade civil e organizada se reuniu na Casa da Amizade em Redenção, para discutir o sobre assunto e achar um meio eficaz para cobrar ação imediata do Governador Simão Jatene.
Participaram da reunião representante do Sindicato dos Produtores Rurais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial, Sintracorre, Associação dos Profissionais de Imprensa , Poder Judiciário, Rotary Club e outros seguimentos.
Após o relato de várias situações de constrangimentos, acidentes com vitimas fatais, prejuízos ao comércio e revolta por parte de quem precisa trafegar pela rodovia, foi criado um plano de trabalho, tendo como meta, solicitar em caráter de urgência, a realização serviços de tapa buraco nos pontos críticos da Rodovia e, no verão a implantação de um asfalto da camada de asfalto de qualidade.
Segundo os participantes, há anos que a população da região do sul do Pará, sofre com o estado de abando e precariedade da principal via de acesso ao estado do Pará e outras regiões país.
Para o presidente do Sindicato Rural de Redenção, Afif Jawabri é importante tentar falar com Governador Simão Jatene, antes de tomar qualquer decisão que seja radical.
Já para o presidente da OAB- Sub-sede de Redenção, Sérgio Sant’ana – a comissão deve ir até o governador, mas deixar claro que a sociedade não se conformará em deixar como estar “O povo tem que lutar pelos seus direitos e para isso temos que estar preparados para radicalizar, vamos mostrar isso ao governador, se caso for necessário”, disse Sant’ana.
O Juiz de Direito da comarca de Redenção, Fábio Póvoa – participou da reunião, ele disse que a precariedade das estradas da região é um ‘fato’ e que a sociedade deve cobrar a quem for de direito.
Durante sua fala o Juíz também falou da importância e da inoperância do Ministério Público como órgão que poderia melhor atender a sociedade. “Se o Ministério Público conseguisse fazer o seu papel não precisávamos estar aqui fazendo esse debate”, explicou o Fábio Póvoa. O empresário Fábio Macedo ponderou afirmando que o representante da Promotoria foi convidado e se comprometeu em estar na reunião, más devido um júri que acontecia em Santana do Araguaia ele não pôde chegar a tempo, “O Dr. Ítalo, esta sensível a este problema e disse estar à disposição para fazer o que for preciso”, disse Macedo
Resultado: Após muitos debates, exposições e reclamações – foi criada a agenda de ações; em nome de todas as entidades a OAB vai fazer encaminhamentos junto ao Ministério Publico expondo a situação e outra comissão vai tentar marcar audiência com o governador Simão Jatene em Belém. Outra comissão também já se mobiliza para uma possível interdição da estrada caso o governo não tenha respostas satisfatórias e emergenciais. Representantes da Imprensa de Redenção se comprometeram a fazer ampla divulgação da reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário