segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto de preservação ambiental lança mais 14 mil filhotes de tartarugas no rio Araguaia

Um projeto que vem sendo desenvolvido há mais de sete anos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Santa Maria das Barreiras, no extremo sul do Pará, de repovoamento e preservação de tartarugas no rio Araguaia, chegou ao seu ápice na  manhã da última sexta-feira (16), com a soltura de mais de 14 mil filhotes de tartarugas e tracajás.



A soltura dos quelônios aconteceu na praia da onça, localizada as margens do rio Araguaia, e emocionou há muitos que presenciaram pela primeira vez a corrida dos milhares de filhotes em direção as águas do rio Araguaia.
O projeto que teve seu início nos primeiros dias do mês de agosto, com a captura dos ovos nas praias existentes as margens do rio, teve um custo superior a R$ 80 mil, recurso todo este disponibilizado pela Prefeitura Municipal, que vem há a sete anos vem desenvolvendo sem qualquer da ajuda dos Governos Estadual e Federal.


 Este ano para reduzir o elevado custo do projeto, a equipe que todos os anos vinha trabalhando na execução do projeto, houve uma redução no número de integrantes da equipe, que passaram cerca de cinco meses na praia da onça onde acontece o armazenamento  e  eclosão dos ovos capturados.
 Mesmo com a redução da equipe que baixou de 15 para 08 componentes, o projeto consegui despejar no rio Araguaia quase 15 mil filhotes que vão se juntar com as outras tartarugas que habitam no rio, produtos também do projeto da Prefeitura Municipal.
A execução do projeto atende uma determinação do prefeito Odacir Dal Santos, que desde do inicio de seu primeiro mandato como gestor municipal, implantou o projeto no município, tornando a ação exclusiva e peculiar na região do sul do Pará. 




Nos sete anos de existência do projeto mais de 230 mil filhotes das espécies tartarugas amazônica e tracajás foram depositadas na área de preservação, que possui cerca de 80 km de extensão, extensão esta que é constantemente  vigiado e monitorada por fiscais da SEMA de Santa Maria das Barreiras e do município vizinho Araguacema, localizada no estado do Tiocantins. Este ano a soltura dos filhotes contou com a participação do vice-prefeito José Barbosa de Farias, o popular ‘’Mussum’’, de vários vereadores, fiscais do meio ambiente, integrantes do projeto e pessoas da comunidade que ainda não haviam assistido a soltura dos filhotes.



O vice-prefeito José Barbosa, o ‘’Mussum’’ disse que dos municípios localizados as margens do rio Araguaia, Santa Maria das Barreiras, é o único que vem mantendo um projeto de Quelônio, mesmo sem receber nenhuma ajuda para a manutenção do projeto que tem um alto custo. ‘’Fazemos isso, por que sabemos o que isso vai significar para as futuras gerações que virão depois de nós. Hoje já podemos ver a conscientização de muitos ribeirinhos, que antes eram devoradores das espécies e, que  se tornaram ambientalistas ajudando a preservar  as tartarugas, que levam cerca de 20 anos para reproduzir. Por isso acreditamos que vale a pena o investimento’’ disse Mussum.  Dinho Santos                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário