quarta-feira, 1 de julho de 2015

II Torneio Leiteiro revela vaca que produz mais de 40 kg de leite por dia

Aconteceu no último final de semana em Cumaru do Norte, o II Torneio Leiteiro e a 1ª Feira de Gado Leiteiro do município que reuniu dezenas de produtores. O produtor Andreone Gonçalves, teve o animal vencedor na categoria vaca leiteira, que produziu a média diária de 46 kg de leite.
O evento foi realizado na Fazenda Beira Rio, de propriedade do produtor e dono do Lacticínio Nobre, popular Berg, e contou com a presença da prefeita Cleusa Temponi, vereador João Victor, presidente da Câmara de Vereadores Celino Sampaio, e Júnior Queiroz, assessor da deputada federal Júlia Marinho.
O torneio foi organizado pelo Sebrae, Agropará e Emater, e contou com apoio da Prefeitura de Cumaru do Norte. O evento agropecuário teve como principal finalidade, difundir e consolidar a bovinocultura de leite no município, dentro do trabalho que vem sendo realizado no município dentro do Programa Mais leite, desenvolvido pela Emater e outros parceiros.
Durante o encontro os produtores participaram de palestras voltadas para o manejo de bezerras leiteiras, manejo reprodutivo e sobre o manejo rotacionado de pastagens.  No último dia da festa, foram apresentados os vencedores do II Torneio Leiteiro nas categorias, vaca e novilha.  




O produtor Andreone Gonçalves, teve o animal vencedor na categoria, vaca leiteira, que produziu a média diária de 46 kg de leite. Para os organizadores, houve uma evolução na produção da bacia leiteira em relação ao I Torneio realizado no ano passado, o que mostra que os produtores estão buscando melhorias na genética do rebanho, o que fortalece a bacia leiteira do município.
Para o produtor, o evento realizado pela Emater e Agropará, é de fundamental importância para o aumento da produção, pois atrai novos produtores, possibilita a integração dos mesmos e o fortalecimento da bacia leiteira em Cumaru do Norte. “A competição funciona como incentivo para nós produtores e eu, no ano passado, venci com uma média de produção de 27 kg de leite diário, e já este ano, a média ultrapassou a casa dos 45 Kg, enquanto que meu concorrente obteve a média de 44 kg. O torneio tem incentivado a busca do melhoramento genético”, disse Gonçalves. Dinho Santos  



Nenhum comentário:

Postar um comentário