quarta-feira, 1 de julho de 2015

Cumaru do Norte: Vereador e deputado tentam melhorar abastecimento de água

A chegada do verão na região sul do Pará, todos os anos traz com ele o problema da falta d’água nas residências da população que reside na área urbana de Cumaru do Norte. A água que falta nas torneiras é um problema crônico que aflige os moradores em diversos setores da cidade. O vereador João Victor e o deputado Beto Salame, tentam amenizar o sofrimento dos moradores com a escassez da água.

Durante o período da estiagem as caixas d’água das residências são abastecidas pelo carro pipa da prefeitura municipal. É com essa água ofertada pelo poder público que os moradores preparam os alimentos, lavam pratos e roupas, tomam banho e usam para outras atividades. Para os moradores, o problema já deveria ter sido resolvido, mas parece que o assunto só é lembrado quando o verão chega.
Tentando uma solução o vereador João Victor, do (PROS), esteve na semana passada participando de uma audiência com o deputado federal Beto Salame, em Marabá, para pedir que o parlamentar ajude a solucionar o problema que afeta inúmeras famílias em Cumaru do Norte. O vereador solicitou que o deputado viabilize junto a Funasa, um projeto que possa ser colocado um fim no sofrimento dos moradores e que a população tenha o líquido precioso nas torneiras, tanto no período chuvoso como na época do verão. Victor disse que para abastecer o reservatório de água de sua residência tem que todos os dias colocar galões na carroceria de seu carro e ir até a delegacia de Polícia Civil, para encher os vasilhames no poço semiartesiano que existe na unidade policial.
De acordo com o edi, puxar água todo dia não é fácil a ação e quem não tem um veículo para carregar, tem que o vasilhame na cabeça. “Eu tenho um veículo para transportar a água para minha casa, mas quem não tem, passa um tremendo sufoco para obter o bem precioso que se torna escasso no verão na minha cidade”, relata João Victor.
O deputado Salame se comprometeu a fazer uma visita à direção da Funasa, para saber se já existe algum projeto de implantação de sistema de abastecimento de água na sede do município, e como anda o processo. Caso não exista, o deputado vai agendar uma audiência com a direção da FUNASA em Brasília, para tratar sobre o assunto. “Na próxima semana estarei verificando junto a Funasa, e dependendo do que for informado, vamos marcar uma audiência com a direção da Funasa, para apresentar a dificuldade da população e solicitar a construção de abastecimentos de água em Cumaru do Norte’’, garantiu Salame.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário