terça-feira, 21 de abril de 2015

MPF pede prisão de Duciomar Costa

O Ministério Público Federal (MPF) informou na última segunda-feira (20) que pediu a prisão do ex-prefeito de Belém Duciomar Gomes da Costa pelo desvio de R$ 607 mil em recursos federais que deveriam ser aplicados em obras de saneamento no distrito de Mosqueiro. O advogado de Duciomar Costa, Sábato Rosseti, disse que a denúncia não prevê em prisão e que o ex-prefeito já foi multado pela Justiça por este convênio.


Na ação, o MPF pede ainda a prisão do ex-diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) e mais cinco empresários, para que junto com o ex-prefeito, sejam condenados a pena de dois a doze anos de reclusão. O pedido foi encaminhado à Justiça Federal na última quinta-feira (16).
A procuradora da República Meliza Alves Barbosa Pessoa, que assinou a ação, descreve  irregularidades encontradas em convênio assinado em 2004 entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o município de Belém. O convênio previa a implantação de sistema de coleta e bombeamento de esgoto sanitário da área do Pantanal, localizada no distrito de Mosqueiro, na capital paraense.
Uma construtora foi contratada pela prefeitura em 2005 e em 2006, a Funasa encaminhou os recursos. De acordo com o MPF, o então prefeito prestou contas de forma incompleta e não foram encaminhados todos os documentos exigidos pela Funasa, principalmente os relacionados ao cronograma do projeto e ao processo de licitação para contratação da construtora.
Vistoria

Além disso, em 2007 uma vistoria da Funasa constatou que a obra tinha sido paralisada. Apenas 30,99% do serviço foi realizado. A Funasa, então, não aprovou as contas apresentadas pela prefeitura de Belém. Duciomar Costa chegou a apresentar os documentos faltantes, mas um parecer definitivo da Funasa voltou a considerar irregular a prestação de contas, tendo em vista a paralisação da obra e o baixo percentual de sua execução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário