quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Terrenos baldios no centro de Redenção acumulam lixo por falta de limpeza


No período chuvoso, quando a preocupação da população é afastar os mosquitos transmissores da dengue e calazar, doenças comuns nesta época, a reportagem do Nosso Jornal foi as ruas de Redenção para verificar a situação dos principais locais de proliferação dos mosquitos: os lotes baldios. É impressionante como existem terrenos abandonados por seus donos. Os lotes acumulam lixo, entulho e até animais mortos. Falta de providências do Poder Público e dos proprietários dos terrenos prejudica os vizinhos dessas propriedades que vivem com o mau cheiro e o perigo de ser acometidos de diversas doenças.






A reportagem procurou fotografar apenas os lotes baldios localizados no centro da cidade, onde deveriam ter maior atenção da Prefeitura de Redenção porque ali, estão instalados os estabelecimentos comerciais e muitas residências valiosas. Mas, o que encontramos foi impressionante, algumas casas quase encobertas pelo mato. Agora, imagine os bairros mais afastados. Estes estão praticamente esquecidos, com terrenos sujos, com muito lixo e tomados pelo matagal.
Os moradores vizinhos aos lotes baldios reclamam muito, mas apesar da insistência, ninguém quis falar à reportagem. Enquanto isso o mato sobe, o lixo aumenta e os mosquitos da dengue e do calazar se proliferam.
Em janeiro de 2014 a Prefeitura de Redenção lançou um mutirão para limpar os lotes baldios da cidade, mas as máquinas, segundo moradores, não chegaram a todos os bairros, ou seja, a limpeza não foi completa. A prefeitura chegou a ameaçar que se o proprietário não limpasse seu terreno, a prefeitura limparia faria a limpeza e cobraria no IPTU. De acordo com o Código de Postura do município, todo proprietário deve manter limpo o seu imóvel, mas isso não está acontecendo. Nem prefeitura, nem donos de lotes, nada estão fazendo para manter a cidade limpa. A comprovação está nas fotos feitas pela reportagem. João Lopes 



Nenhum comentário:

Postar um comentário